A National Gallery, de Londres, um dos mais importantes museus do mundo, abriu iniciou em 9 de novembro de 2011 uma exposição reunindo nove das 15 pinturas de Leonardo da Vinci ainda existentes, inclusive um quadro inédito de Jesus Cristo considerado autêntico recentemente.
O quadro foi vendido em 1956 pelo equivalente a cerca de R$ 130. Hoje, está avaliado em mais de R$ 350 milhões. É o grande destaque da mostra, que não inclui as pinturas mais famosas do engenheiro, cientistas e artista considerado o maior nome do Renascimento e talvez da história da pintura.
A Gioconda ou Mona Lisa não foi emprestada pelo Museu do Louvre e a Santa Ceia foi pintada na parede do Convento de Santa Maria da Graça, em Milão, na igreja de seu mecenas e protetor, o Duque Ludovico Sforza.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário