O primeiro-ministro do Iraque, Nuri al-Maliki, afirmou ontem que o Irã está por trás de ataques contra tropas dos Estados Unidos em território iraquiano e que não quer ficar no meio do fogo cruzado de uma guerra entre EUA e Irã.
"Todos os países vizinhos têm seus próprios interesses para intervir no Iraque", reclamou o primeiro-ministro Maliki. "Mas o Iraque não tem nada a ver com o conflito entre os EUA e o Irã. Ambos têm de respeitar a soberania do Iraque. Não aceitaremos que o Irã use o Iraque para atacar tropas americanas, nem que os EUA usem o Iraque como base para atacar o Irã".
Na terça-feira, o Pentágono informou que estava investigando o envolvimento do Irã na morte de cinco americanos em Carbalá, no Iraque. A sofisticação do ataque, com um grupo que passou falando inglês com uniformes americanos pelos postos de controle, intrigou os investigadores americanos.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário