A imagem dos Estados Unidos no mundo foi sensivelmente prejudicada no ano passado por causa do fracasso da intervenção militar no Iraque, revela uma pesquisa da rádio e televisão pública britânica BBC. Outra pesquisa, da rede de televisão americana ABC, indica que 65% dos americanos são contra o envio de mais soldados ao Iraque, como quer o presidente George Walker Bush.
Na sondagem global da BBC, apenas 29% declararam que os EUA exercem uma influência positiva no mundo, sete pontos percentuais a menos do que no ano passado, enquanto 49% acreditam que sua ação é negativa. No Reino Unido, principal aliado dos EUA, 57% entendem que a influência americana é negativa e cerca de 80% reprovam a condução da guerra no Iraque.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário