A gravação clandestina do enforcamento do ex-ditador iraquiano Saddam Hussein, com três minutos de imagens tremidas, tornou-se um dos vídeos mais assistidos do mundo na Internet, realçando a importância do telefone celular com filmadora como um dos mais poderosos instrumentos de coleta de notícias exclusivas.
Os celulares começaram a ter câmeras no ano 2000. Registraram o impacto devastador das ondas gigantes provocadas pelo maremoto de 26 de dezembro de 2004 no Oceano Índico. Testemunharam a fuga dos passageiros do metrô de Londres depois dos atentados terroristas de 7 de julho de 2005. Agora, entram definitivamente para a História ao gravar os últimos momentos da vida do ex-ditador.
Dezenas de milhões de pessoas andam pelo mundo hoje com telefones celulares com câmeras fotográficas e cinematográficas, o que as torna repórteres em potencial.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário