Num de seus primeiros atos, o novo presidente do Equador, Rafael Correa, empossado na terça-feira, convocou um plebiscito para 18 de março para que os equatorianos decidam se querem uma Assembléia Nacional Constituinte com "plenos poderes".
Em seu discurso de posse, anunciou uma "revolução radical" para mudar o perfil socioeconômico do Equador, a renegociação da dívida externa e disse que vai adotar um modelo econômico "socialista".
Durante a campanha, Correa, apoiado pelo presidente da Venezuela, Hugo Chávez, prometeu convocar uma Constituinte para refundar o Estado equatoriano. Agora, o eleitorado terá a chance de dar sua aprovação à proposta.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário