quinta-feira, 4 de janeiro de 2007

Clima acabou com apogeu maia e dinastia Tang

As decadências da civilização maia, na América Central pré-colombiana, e da dinastia Tang, na China, podem estar associadas a mudanças climáticas. Com a seca provocada por uma mudança no ciclo das chuvas, houve catastróficas reduções nas colheitas e um empobrecimento generalizado que levaram à queda das duas civilizações, concluíram cientistas do Centro de Pesquisas sobre a Terra de Potsdam, na Alemanha.

Os pesquisadores analisaram os sedimentos do lago Huguang Maar, no Sudeste da China, constatando que nos últimos 16 mil anos houve três períodos em que as monções de inverno foram fortes, provocando secas.

As variações no regime de chuvas tropicais na América Central e no Sul do México seriam responsáveis, pelo menos em parte, pelo fim do período clássico da civilização maia (250-900), quando ela estava em pleno apogeu, com sua escrita hieroglífica e seu grande conhecimento de matemática, que lhes permitiu calcular o ano solar de 365 dias.

Hoje há grande preocupação com a mudança de clima provocada pelo aquecimento da atmosfera devido à concentração de gases produzidos pelo homem como o gás carbônico. O chamado efeito estufa está provocando o degelo das calotas polares, aumentando o nível d'água dos oceanos e causando tempestades violentos.

Nenhum comentário: