sexta-feira, 5 de janeiro de 2007

Al Caeda quer que Somália vire um novo Iraque

Em gravação divulgada pela Internet, o subcomandante da rede terrorista Al Caeda, o egípcio Ayman al-Zawahiri, incita os guerrilheiros fundamentalistas muçulmanos da Somália a apelar para as táticas usadas no Iraque, como o terrorismo suicida, para atacar o Exército da Etiópia. As forças etíopes invadiram o país em 24 de dezembro para apoiar o governo provisório, expulsando a União dos Tribunais Islâmicos, que controlava a capital somaliana, Mogadíscio, há seis meses.

"Apelo a todos os muçulmanos que respondam à convocação para a 'guerra santa' (jihad) na Somália. A verdadeira guerra começará com ataques contra as forças de agressão etíopes. Recomendo emboscadas, minas e operações suicidas", diz Zawahri, lugar-tenente de Ossama ben Laden.

"Não se deixem impressionar pela força dos Estados Unidos: vocês já os derrotaram no passado e os mujahedins quebraram sua coluna no Afeganistão e no Iraque. Assim como aconteceu nestes dois países, quando a maior potência mundial foi derrotada pelos mujahedins, a mesma derrota deve ocorrer nas terras muçulmanas da Somália", prega o subchefe d'al Caeda.

"Exorto a nação islâmica na Somália a agüentar firmemente neste novo campo de batalha contra a cruzada empreendida pelos EUA, seus aliados e a ONU contra o islã e os muçulmanos."

A Somália vive num estado de anarquia desde a queda do ditador Mohammed Siad Barre, em 1991.

Nenhum comentário: