O Exército dos Estados Unidos bombardeou na madrugada de hoje uma suposta base de guerrilheiros da rede terrorista Al Caeda na Somália. Autoridades locais disseram que 31 pessoas morreram.
A área atingida fica a 180 quilômetros de Kismayo, um dos últimos redutos da União dos Tribunais Islâmicos, um grupo fundamentalista que dominou a capital, Mogadíscio, e boa parte do Sul da Somália durante seis meses, até o final do ano passado, quando foi contra-atacada pelo governo provisório da Somália, apoiado pelo Exército da Etiópia.
Como os EUA estão preocupados que Al Caeda se instale na região do Chifre da África, apoiaram a ação contra os jihadistas. Entre os alvos do bombardeio, estavam suspeitos de organizar os atentados contra as embaixadas dos EUA no Quênia e na Tanzânia em 1998.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário