quinta-feira, 25 de janeiro de 2007

Fórum de Davos não ressuscita Rodada Doha

A reunião anual do Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça, iniciada ontem, não será capaz de ressuscitar as negociações de liberalização comercial da Rodada Doha da Organização Mundial do Comércio (OMC), prevê o jornal americano The Wall Street Journal, dizendo que os países desenvolvidos ainda não estão dispostos a fazer as concessões exigidas por países em desenvolvimento como o Brasil, sobretudo na questão dos subsídios agrícolas.

A Rodada Doha foi lançada em novembro de 2001 como a Rodada do Milênio ou do Desenvolvimento. Mas a rápida ascensão de países emergentes como a China gerou uma nova onda de protecionismo na economia mundial, especialmente nos países ricos, que antes lideravam o movimento pró-liberalização mas agora sentem os efeitos da globalização econômica. O setor agrícola, onde os países em desenvolvimento tem vantagens comparativas, ficou sempre em segundo plano.

Em 2003, diante da relutância da Europa, dos Estados Unidos e do Japão em ceder na questão agrícola, o Brasil criou o Grupo dos Vinte (G-20), reunindo países em desenvolvimento para acumular forças na defesa de seus interesses. Com a entrada da China, uma superpotência econômica emergente, mudou o equilíbrio de forças dentro da OMC - e esta mudança é definitiva.

O Fórum de Davos deve relançar as negociações mas o WSJ prevê que não haverá avanços significativos enquanto os países ricos não cederem.

Nenhum comentário: