O ministro do Interior da Françca, Nicolas Sarkozy, foi confirmado neste domingo como candidato da governista União por um Movimento Popular (UMP), de direita, à Presidência da França nas eleições deste ano.
Sarkozy deve disputar o Palácio do Eliseu, no segundo turno, em maio, com a candidata socialista Ségolène Royal. No momento, as pesquisas dão uma pequena vantagem a Ségolène.
Filho de um imigrantes húngaro, Sarkozy é visto como um liberal em economia e conservador em política, um linha-dura no combate ao crime e à imigração ilegal. Seu liberalismo econômico de inspiração anglo-americana é considerado uma ameaça ao modelo social-democrata francês.
O próprio presidente Jacques Chirac, que se apresenta como um guardião dos valores tradicionais da Europa, da França e do gaullismo, fez recentemente uma crítica aos modelos importados, defendendo a economia social de mercado e a primazia das questões sociais no modelo francês.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário