quarta-feira, 24 de janeiro de 2007

China cresce 10,5% por cento

A China, superpotência econômica emergente, deve anunciar um crescimento de 10,5% em 2006. Nos últimos quatro anos, a economia chinesa cresceu pelo menos 10% ao ano. Os dados do Escritório Nacional de Estatísticas indicam que as autoridades chinesas têm dificuldades para esfriar a economia, administrar os excessos e distribuir mais equitativamente os frutos do progresso.

Neste ritmo, a China deve ultrapassar a Alemanha em 2008, tornando-se a terceira maior economia do mundo em termos nominais, com um produto interno bruto superior a US$ 3 trilhões.

Em artigo para o jornal inglês Financial Times, o economista Jim O'Neill, chefe de pesquisas econômicas do banco de investimentos Goldman Sachs, diz que a China já venceu a concorrência com as outras grandes potências econômicas emergentes, o Brasil, a Rússia e Índia. Estes quatro países foram agrupados pelo banco em 2004 sob a sigla BRIC, que significa tijolo em inglês, como as economias emergentes de importância global, capazes de rivalizar dentro de poucas décadas com os atuais centros da economia mundial, os EUA, a Europa e o Japão.

Agora, O'Neill afirma que a China venceu o campeonato e que corre em faixa própria, sem adversários a altura no mundo em desenvolvimento.

Nenhum comentário: