Israel negou hoje que tenha planos de bombardear as instalações nucleares do Irã, como diz neste domingo o jornal inglês The Sunday Times. O Irã advertiu que um ataque terá "conseqüências terríveis".
Citando fontes israelenses não-identificados, o Sunday Times afirma que dois esquadrões da Força Aérea de Israel estão treinando para destruir a usina de enriquecimento de urânio de Natanz usando pequenas armas nucleares para explodir fortalezas subterrâneas.
Um porta-voz do Ministério do Exterior do Irã, Mohammed Ali Husseini, respondeu que a notícia "deixa claro para a opinião pública mundial que o regime sionista é a principal ameaça à paz global ou regional".
O Conselho de Segurança das Nações Unidas impôs unanimemente sanções contra o Irã porque ele se negou a parar de enriquecer.
Em 1981, Israel destruiu uma usina nuclear do Iraque, em Osirak, para impedir que Saddam Hussein fabricasse a bomba atômica.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário