O Sinn Féin, partido político ligado ao Exército Republicano Irlandês (IRA), que luta pela unificação da Irlanda, aprovou ontem sua adesão ao acordo que cria a Polícia da Irlanda do Norte. Mesmo sem reconhecer a legitimidade da Irlanda do Norte, que considera um enclave britânico, o presidente do SF, Gerry Adams, apresentou-o como um ato importante para "acabar com a presença britânica na Irlanda".
Este acordo pode levar à reabertura da Assembléia e do governo semi-autônomo da Irlanda do Norte, paralisados desde 2002 pela falta de acordo entre os partidos protestantes (pró-Reino Unido) e católicos (republicanos e nacionalistas irlandeses).
A luta do IRA contra a discriminação da minoria católica provocou uma guerra civil que matou mais de 3,3 mil pessoas de 1969 a 1998, quando foi assinado o Acordo de Paz da Sexta-Feira Santa. Um dos pontos do acordo foi a criação da nova polícia, que substituiu o Royal Ulster Constabulary (Polícia Real do Ulster), eliminando o adjetivo real, que lembra a vinculação da província do Ulster à coroa britânica.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário