segunda-feira, 29 de janeiro de 2007

Sinn Féin aprova polícia da Irlanda do Norte

O Sinn Féin, partido político ligado ao Exército Republicano Irlandês (IRA), que luta pela unificação da Irlanda, aprovou ontem sua adesão ao acordo que cria a Polícia da Irlanda do Norte. Mesmo sem reconhecer a legitimidade da Irlanda do Norte, que considera um enclave britânico, o presidente do SF, Gerry Adams, apresentou-o como um ato importante para "acabar com a presença britânica na Irlanda".

Este acordo pode levar à reabertura da Assembléia e do governo semi-autônomo da Irlanda do Norte, paralisados desde 2002 pela falta de acordo entre os partidos protestantes (pró-Reino Unido) e católicos (republicanos e nacionalistas irlandeses).

A luta do IRA contra a discriminação da minoria católica provocou uma guerra civil que matou mais de 3,3 mil pessoas de 1969 a 1998, quando foi assinado o Acordo de Paz da Sexta-Feira Santa. Um dos pontos do acordo foi a criação da nova polícia, que substituiu o Royal Ulster Constabulary (Polícia Real do Ulster), eliminando o adjetivo real, que lembra a vinculação da província do Ulster à coroa britânica.

Nenhum comentário: