domingo, 17 de janeiro de 2016

EUA impõe novas sanções ao Irã por teste de mísseis

Apesar da implementação do acordo nuclear e da troca de prisioneiros, os Estados Unidos impuseram novas sanções ao Irã por causa de um teste recente de mísseis balísticos proibido pelo Conselho de Segurança das Nações Unidas, reportou a televisão pública britânica BBC.

As novas sanções impedem o acesso de 11 pessoas e entidades ligadas ao programa de mísseis da república islâmica ao sistema financeiro dos EUA.

Em outubro de 2015, o Irã testou um míssil balístico guiado de longo alcance e alta precisão capaz de levar carga nuclear, violando determinação da ONU.

Ontem, os EUA e a União Europeia iniciaram a suspensão gradual das sanções aplicadas contra o programa nuclear iraniano com base em acordo firmado em julho passado pelas grandes potências da ONU, a Alemanha e o Irã.

Ao celebrar a implementação do acordo nuclear como uma medida para evitar uma guerra no Oriente Médio, o presidente Barack Obama declarou que serão mantidas sanções pelo desenvolvimento da tecnologia de mísseis e por causa de apoio ao terrorismo e violações dos direitos humanos no Irã. Mas as novas sanções são mais cosméticas para dar uma satisfação à oposição republicana e aos aliados dos EUA contrários ao acordo, como Arábia Saudita e Israel.

Nenhum comentário: