quarta-feira, 8 de novembro de 2017

União Europeia decide impor sanções à Venezuela

Por unanimidade, os 28 países da União Europeia aprovaram hoje sanções à ditadura chavista da Venezuela, inclusive um embargo à venda de armas e equipamentos que possam ser usados na "repressão interna" ou para "vigiar" as telecomunicações. Também poderão ser adotadas medidas restritivas pessoais contra os líderes do regime.

A decisão será oficializada na reunião semanal do Conselho de Ministros do Exterior da UE, em Bruxelas, na Bélgica, na segunda-feira. Dá base legal para criar uma lista de responsáveis diretos pela situação na Venezuela.

Os próceres da ditadura de Nicolás Maduro podem ser proibidos de viajar pela UE e seus bens na Europa poderão ser congelados.

As sanções serão graduais, seletivas, flexíveis e reversíveis. Não foram concebidas para afetar o conjunto da população venezuelana, apenas seus líderes políticos que abusam do poder.

O Conselho de Ministros da UE deve reafirmar seu compromisso com um diálogo construtivo e a negociação como única saída para sair da crise e atender às necessidades prementes da população da Venezuela. A UE deve se oferecer para intermediar as negociações.

Nenhum comentário: