segunda-feira, 27 de novembro de 2017

Vice-governador e ex-secretários da Catalunha pedem para sair da prisão para fazer campanha eleitoral

O Supremo Tribunal da Espanha decide amanhã se o ex-vice-governador Oriol Junqueras e os ex-secretários do governo regional da Catalunha, acusados de rebelião e malversação de fundos, podem sair da cadeia para fazer campanha para as eleições de 21 de dezembro, noticiou hoje o jornal La Vanguardia, de Barcelona.

As eleições regionais foram convocadas pelo governo central espanhol depois de intervir para conter o movimento pela independência da Catalunha, suspendendo temporariamente a autonomia regional para afastar o governo autônomo regional e antecipar as eleições. O ex-governador Carles Puigdemont e quatro secretários fugiram para a Bélgica, onde a Justiça examina um pedido de extradição feito pela Espanha.

Junqueras e os ex-conselheiros não pretendem abrir mão de suas convicções políticas, que consideram "plenamente legítimas", e alegam que não têm interesse em fugir porque querem participar do processo eleitoral.

Ao determinar a prisão preventiva de Junqueras e dos demais ex-secretários, a juíza Carmen Lamela citou o risco de fuga para se evadir da responsabilidade penal. Como eles não estão mais no governo, a defesa argumenta que não existe risco de obstrução de justiça nem de continuidade delitiva.

Nenhum comentário: