Depois de sustentar a ditadura de Bachar Assad durante a guerra civil, o Irã está erguendo uma base militar permanente ao sul de Damasco, a capital da Síria, revelou ontem a televisão pública britânica BBC com base em fotos de satélites espiões.
Israel adverte há muito tempo que o Irã tenta se estabelecer na Síria para criar um corredor terrestre que sai do Irã, passa pelo Iraque, a Síria e o Líbano, e chega ao Mar Mediterrâneo, num arco xiita.
A base iraniana está situada num quartel do Exército da Síria próximo de Kiswah, a 14 quilômetros ao sul da capital síria e a 50 km da fronteira de Israel.
As imagens, de meses atrás, mostram uma série de prédios grandes e baixos, supostamente destinados a abrigar soldados e veículos militares. Outras obras estavam em andamento na base. Não há sinais de lugar armamentos grandes ou não convencionais.
Na semana passada, o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu declarou que a ameaça do Irã estava levando países árabes do Oriente Médio a fazer alianças até agora inimagináveis com o Estado de Israel. Falava da Arábia Saudita, acusa pelo líder da milícia extremista muçulmana libanesa Hesbolá (Partido de Deus), de pressionar Israel a atacar o grupo.
"O Irã está devorando uma nação após a outra", afirmou Netanyahu em palestra na Chatham House, no Royal Institute of International Affairs (RIIA), em Londres. "Estão fazendo isso por conquista direta ou indiretamente. Tomaram o Líbano, o Iêmen... estão tentando fazer o mesmo no Iraque e na Síria."
Assim, o Estado judaico não se sente mais tão isolado: "A boa notícia é que os outros caras estão se juntando a Israel como nunca antes. É algo que nunca esperei em minha vida."
Netanyahu admitiu estar trabalhando para criar uma aliança com "os Estados sunitas modernos" para condenar e conter o Irã: "Penso que é uma grande promessa de paz" na região.
De acordo com o primeiro-ministro israelense, o Irã interveio na guerra civil síria "para libanizar econômica e militarmente a Síria", mas Israel e outros países da região não deixarão o Irã dominar a Síria. "Eles querem instalar seu Exército, suas bases aéreas e aviões de combate a segundos de Israel, mas não vamos deixar isso acontecer."
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário