quarta-feira, 29 de novembro de 2017

Kim Jong Un afirma que programa nuclear da Coreia do Norte está completo

Horas depois de testar um míssil capaz de atingir qualquer parte do território dos Estados Unidos, o ditador Kim Jong Un hoje anunciou que o programa nuclear da Coreia do Norte está completo, noticiou a agência de notícias Bloomberg.

A Coreia do Norte lançou com sucesso um míssil Hwasong-14 com nova tecnologia, informou a Agência Central de Notícias Coreana. O ditador assistiu ao lançamento e "declarou com orgulho que agora finalmente realizamos o grande feito histórico de completar o ciclo da força nuclear e construir um poderio de foguetes", disse a agência.

O míssil chegou a uma altitude de 4,45 mil quilômetros e caiu na zona econômica do Japão no Oceano Atlântico depois de percorrer quase mil quilômetros. Com uma trajetória orientada para atingir a distância máxima, poderia viajar a uma distância de 13 mil km.

"É o mais poderoso míssil balístico intercontinental, que atinge a meta de completar o desenvolvimento de um sistema de defesa baseado em foguetes estabelecida pela República Popular Democrática da Coreia", o nome oficial do regime comunista, que reivindica a soberania sobre toda a Península Coreia.

Foi o 23º teste de mísseis da Coreia do Norte neste ano. O país também realizou em 2017 seu sexto teste nuclear, com uma explosão de 140 quilotons (milhares de toneladas de dinamite), 10 vezes mais do que a bomba de Hiroxima.

O regime stalinista de Pionguiangue afirmou que desenvolveu armas atômicas para conter os EUA Assim, não seria uma ameaça a nenhum país que não prejudique os interesses norte-coreanos.

Nesta quarta-feira, o Conselho de Segurança das Nações Unidas discute, em Nova York, a ameaça nuclear da Coreia do Norte.

Nenhum comentário: