Um acordo entre os Estados Unidos, Israel e a Autoridade Nacional Palestina para salvar as negociações de paz só depende da assinatura do líder palestino, Mahmoud Abbas, anunciou hoje o jornal The Times of Israel. A proposta congela a expansão das colônias israelenses, e liberta centenas de prisioneiros palestinos e o espião israelense Jonathan Pollard, condenado à prisão perpétua nos EUA.
Além disso, o prazo final para um acordo de paz definitivo, marcado para 29 de abril de 2014, seria prorrogado.
A libertação de Pollard, antecipada dias atrás pela Rádio do Exército de Israel, foi a saída encontrada pelo secretário de Estado americano, John Kerry, para pressionar o governo israelense a soltar centenas de presos palestinos. Sem isso e o congelamento dos assentamentos nos territórios ocupados, os palestinos ameaçavam abandonar o processo de paz.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário