O ex-governador de Massachusetts Mitt Romney obteve hoje sua terceira vitória nas eleições prévias e consolidou a posição de favorito na disputa interna do Partido Republicano para ver quem vai enfrentar o presidente Barack Obama na eleição presidencial de 6 de novembro de 2012 nos Estados Unidos.
Com 10% dos votos apurados, a vantagem de 48% sobre o ex-presidente da Câmara Newt Gingrich com 21%, o deputado Ron Paul com 20% e o ex-senador Rick Santorum com 11% praticamente garante a vitória de Romney.
Uma pesquisa de boca de urna indica que 74% dos que votaram no ex-governador acreditam que ele é o candidato com chances reais de derrotar Obama.
Romney já conquistou o apoio de 85 delegados à convenção nacional republicana que vai indicar o candidato do partido à Casa Branca. Gingrich tem 21. São necessários 1.144 delegados para garantir a nomeação.
Tudo indica que o candidato será Romney, mas oficialmente, se Gingrich não desistir, a vitória só estará assegurada em abril.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário