Com a valorização do franco suíço, Zurique ultrapassou Tóquio e se tornou a cidade com custo de vida mais alto do mundo no ano passado, concluiu uma pesquisa da Economist Intelligence Unit.
A pesquisa, divulgada duas vezes por ano, soma os custos de bens e serviços como alimentação, transporte, escolas particulares e serviços domésticos, mas não o preço da moradia.
Nova York é a base, com índice 100. Como Zurique chegou a 170 e Tóquio a 166, isso significa que o custo de vida nestas cidades é respectivamente 70% e 66% maior do que na principal cidade dos Estados Unidos.
Genebra, na Suíça, e Osaka-Kobe, no Japão, ficaram empatadas. Das outras dez cidades mais caras, três são europeias - Oslo, Paris e Frankfurt - e três da Ásia e da Austrália - Cingapura, Adelaide, na Austrália; e Wellington, na Nova Zelândia.
Londres ficou em 17º lugar e Nova York no 47%, empatada com Chicago.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário