quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Milícias da Líbia estão fora de controle, alerta Anistia

Os grupos armados que derrubaram o coronel Muamar Kadafi estão fora de controle e ameaçam o futuro da revolução na Líbia, advertiu hoje a organização de defesa dos direitos humanos Anistia Internacional.

"Centenas de milícias armadas, amplamente apresentadas como heroínas por seu papel na queda do antigo regime, estão fora de controle", alerta o relatório Fora de Controle, divulgado hoje em Londres e citado pela televisão americana CNN. Pelo menos 12 pessoas foram torturadas até a morte desde setembro de 2011, quando os rebeldes assumiram o controle do país.

As milícias torturam suspeitos de ligação com o antigo regime, perseguem migrantes e removeram comunidades inteiras com ataques vingativos, denuncia a Anistia um ano depois do início da revolta popular que acabou com uma ditadura de 42 anos. Cerca de 2,4 mil presos estariam detidos em campos.

Em entrevista à BBC, o embaixador do novo governo líbio em Londres negou envolvimento do Conselho Nacional de Transição, alegando que as violações acontecem em áreas que não estão sob seu controle direto.

Nenhum comentário: