Os grupos armados que derrubaram o coronel Muamar Kadafi estão fora de controle e ameaçam o futuro da revolução na Líbia, advertiu hoje a organização de defesa dos direitos humanos Anistia Internacional.
"Centenas de milícias armadas, amplamente apresentadas como heroínas por seu papel na queda do antigo regime, estão fora de controle", alerta o relatório Fora de Controle, divulgado hoje em Londres e citado pela televisão americana CNN. Pelo menos 12 pessoas foram torturadas até a morte desde setembro de 2011, quando os rebeldes assumiram o controle do país.
As milícias torturam suspeitos de ligação com o antigo regime, perseguem migrantes e removeram comunidades inteiras com ataques vingativos, denuncia a Anistia um ano depois do início da revolta popular que acabou com uma ditadura de 42 anos. Cerca de 2,4 mil presos estariam detidos em campos.
Em entrevista à BBC, o embaixador do novo governo líbio em Londres negou envolvimento do Conselho Nacional de Transição, alegando que as violações acontecem em áreas que não estão sob seu controle direto.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário