Depois de 14 horas de reunião, os países da União Europeia acertaram a concessão de um novo empréstimo de 130 bilhões à Grécia para evitar um calote descontrolado da dívida pública do país, além de um perdão de 100 bilhões de euros de títulos em poder de credores privados.
O dinheiro novo virá dos sócio da Zona do Euro, do Banco Central Europeu e do Fundo Monetário Internacional (FMI).
A maior dificuldade será aplicar medidas extremamente impopulares como demissões, cortes de salários e aposentadorias num país que entra no quinto ano seguido de recessão.
Os especialistas entendem ser necessário fazer outro plano para a Grécia aumentar a produtividade e voltar a crescer. Caso contrário, não terá condições de honrar sua dívida.
As bolsas europeias operam em baixa nesta manhã.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário