sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Condenado terrorista que quis explodir avião no Natal

O estudante nigeriano Umar Farouk Adbulmutallab foi condenado hoje a quatro sentenças de prisão perpétua mais 50 anos de medida de segurança nos Estados Unidos por tentar detonar explosivos que levava na cueca num voo Amsterdã-Detroit no Natal de 2009.

A bomba chegou a pegar fogo, mas não explodiu, pouco antes da chegada ao aeroporto de Detroit. Umar foi imediatamente imobilizado e preso por passageiros e tripulantes do voo 253 da Northwest Airlines. Entre as acusações, conspiração para cometer um ato terrorista e tentativa de usar uma arma de destruição em massa, noticia o jornal The New York Times.

Durante o julgamento, ele confessou pertencer à rede terrorista Al Caeda, responsável pelos atentados de 11 de setembro de 2011 nos EUA. Declarou que estava em missão divina contra os "opressores" do Islã: "Os mujahedin têm orgulho de matar em nome de Alá, e é exatamente isso que Alá nos mandou fazer no Corão".

As autoridades acreditam que Umar foi orientado e treinado por Anwar al-Awlaki, líder da rede terrorista Al Caeda no Iêmen, morto no ano passado por um bombardeio de avião não tripulado dos EUA.

Nenhum comentário: