quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Obama quer reduzir imposto para empresas

Em mais uma jogada para marcar suas diferenças em relação à oposição conservadora neste ano eleitoral, o presidente Barack Obama vai propor uma ampla reforma no sistema de impostos nos Estados Unidos, com a redução da alíquota para empresas de 35% para 28% da renda bruta.

Para evitar um aumento no déficit orçamentário dos EUA, o presidente quer reduzir as deduções e os furos na lei que permitem às empresas reduzir sua carga fiscal em dezenas de bilhões de dólares, pelos cálculos da Casa Branca.

Obama pretende endurecer o jogo com as companhias de petróleo e oferecer subsídios à indústria manufatureira. Os detalhes serão anunciados hoje pelo secretário do Tesouro, Tim Geithner, noticia o jornal The Washington Post.

O ex-governador Mitt Romney, líder da disputa interna do Partido Republicano para escolher o candidato à eleição presidencial de 6 de novembro de 2012, defende uma redução para 25%. Não explica como vai reduzir o déficit, a não ser com a esperança de que o corte de impostos resulte em mais investimentos e mais crescimento econômico, a fórmula defendida pela direita desde o governo Ronald Reagan (1981-89).

Nenhum comentário: