terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Alemanha deve ficar estagnada em 2012, diz OCDE

Depois de crescer 3% em 2011, a Alemanha, maior economia da Europa e quarta do mundo, deve avançar apenas 0,4% neste ano pela previsão da OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico), um clube de países industrializados. O governo alemão espera 0,7%.

Para evitar a estagnação, a OCDE sugere fortalecer o mercado interno, atacar o desemprego de longo prazo, ampliar as contratações para evitar a escassez de mão de obra qualificada e explorar novas fontes de crescimento para fazer uma transição para uma economia verde, mais adaptada aos desafios ambientais, com menor consumo de carbono para combater o aquecimento global.

"A Alemanha é o pilar central da Europa", afirmou o secretário-geral da OCDE, o espanhol Angel Gurría, ao divulgar o relatório. "É também um dos pilares centrais da OCDE. Ao atacar seus problemas estruturais, vai não apenas estabelecer uma série de boas práticas, vai liderar a reforma econômica. Vai melhorar seu desempenho econômico, ajudar a Europa a sair da crise atual e retomar o crescimento. Portanto, muito vai depender da Alemanha para tornar o projeto europeu um sucesso... no melhor interesse da Alemanha, da Europa e do mundo."


Nenhum comentário: