Um bombardeio israelense contra as instalações nucleares do Irã vai incendiar o Oriente Médio e envolver os Estados Unidos numa conflagração generalizada fora do controle de Israel, advertiu o subcomandante da milícia fundamentalista xiita libanesa Hesbolá (Partido de Deus).
"Os EUA sabem que, se houver guerra no Irã, toda a região será inflamada, sem limite para os incêndios", declarou à agência de notícias Reuters o xeque Naim Kassem, lugar-tenente do xeque Hassan Nasralah, citado pelo jornal liberal israelense Haaretz.
A milícia libanesa, rearmada pela Síria e o Irá, seria hoje muito mais poderosa do que em 2006, quando Israel travou uma guerra de 32 dias contra o grupo, em retaliação a ataques e sequestro de soldados.
Durante a visita que fará a Washington na próxima semana, o primeiro-ministro Benjamim Netanyahu vai pedir ao presidente Barack Obama que ameace o Irã militarmente para pressionar a república islâmica a negociar a questão nuclear.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário