O Banco da Inglaterra vai comprar mais 50 bilhões de libras em títulos da dívida pública do Reino Unido para aumentar a quantidade de dinheiro em circulação e assim tentar evitar uma segunda recessão.
Assim, o chamado programa de "alívio quantitativo" chega a um total de 325 bilhões de libras, cerca de R$ 895 bilhões de reais.
Isso significa que as autoridades econômicas britânicas estão vendo uma economia exaurida pelos cortes de gastos para reduzir o déficit público e abalada pela de confiança na Europa de modo geral, sem condições de se levantar sozinha.
Com a taxa de juros em 0,5% ao ano, só resta ao banco jogar mais dinheiro em circulação para estimular a economia, que encolheu no último trimestre de 2011 e corre o riso de se contrair de novo neste início de 2012, o que caracterizaria uma recessão.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário