Apesar de uma entrevista de um ministro à revista Der Spiegel dizendo que a melhor saída para a Grécia seria abandonar o euro para recuperar sua economia, o Parlamento da Alemanha aprovou a participação do país no último pacote de ajuda aos gregos, no total de 130 bilhões de euros, cerca de US$ 173 bilhões, com 496 votos a favor e 90 contra.
Ao defender a proposta, a primeira-ministra Angela Merkel argumentou que seria uma irresponsabilidade deixar a Grécia falir. Não é uma opinião unânime dentro de seu governo.
Para o ministro do Interior, Hans-Peter Friedrich, "as chances da Grécia se recuperar e se tornar competitiva são certamente maiores fora da união monetária do que se o país ficar na Zona do Euro. "Não estou falando em expulsar a Grécia, mas de criar incentivo para uma saída que possa enfrentar".
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário