quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Dois jornalistas estão entre 80 mortos na Síria

No décimo-nono dia consecutivo de bombardeio a Homs, a terceira maior cidade da Síria, os rebeldes que lutam contra a ditadura de Bachar Assad denunciaram ontem 80 mortes, inclusive de dois jornalistas ocidentais que estavam num prédio atingido por disparos de morteiro, que seria um centro de imprensa dos rebeldes.

Marie Colvin era uma correspondente de guerra americana que trabalhava para The Sunday Times, de Londres. Rémi Ochliki era um fotógrafo francês, noticia o jornal The New York Times.

Veterana de muitas guerras, Marie Colvin usava um tapa-olho desde que foi atingida por estilhaços durante a guerra civil no Sri Lanka, o antigo Ceilão. Na véspera de sua morte, ela contou que o conflito na Síria é o pior que já cobriu, com ataques indiscriminados contra a população civil como o que a matou.

Ao que tudo indica, o ataque foi intencional. Aviões sírios que sobrevoam Homs teriam captado sinais de satélites. As mortes devem aumentar o clamor internacional por uma intervenção para por fim à carnificina promovida por Assad. Mais de 7 mil pessoas foram mortas em 11 meses de conflito.

Nenhum comentário: