No 20º dia seguido de bombardeio a Homs, um painel das Nações Unidas chefiado pelo sociólogo brasileiro Paulo Sérgio Pinheiro, acusou a ditadura da Síria de "graves violações dos direitos humanos" na repressão ao movimento inicialmente pacífico pela liberalização do regime.
As ordens, denuncia o relatório, partiram dos "mais altos escalões das Forças Armadas e do governo", mas não aponta nomes publicamente. Uma lista foi entregue à alta comissária da ONU para direitos humanos, Navi Pillay.
O documento de 72 páginas reconhece que o Exército da Síria Livre também cometeu abusos, mas "estes não são comparáveis em escala e organização aos cometidos pelo Estado", noticia o jornal The New York Times.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário