O Reino Unido vai aproveitar a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, a ser realizada em junho no Rio de Janeiro, para defender a adoção de uma "contabilidade verde", que leve em conta o valor da natureza e não apenas a produção econômica.
A ministra do Meio Ambiente, Caroline Spelman, vai lançar a iniciativa para mudança nos cálculos do produto interno bruto para o que chamou de PIB+. Seria incluído o que ela chama de "capital natural", avaliando-se ecossistemas como florestas, fontes de água e defesas naturais contra inundações, que no momento são consideradas grátis, noticia o jornal inglês The Independent.
A Rio+20 será realizada no 20º aniversário da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, a chamada Cúpula da Terra. Fará um balanço da situação ambiental nos últimos 20 anos e avaliará processos em andamento como o aquecimento global e as tentativas de mitigá-lo.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário