O Japão sofreu no último trimestre de 2011 uma queda de produção de 0,6% em relação ao trimestre anterior, um ritmo que projeta uma contração de 2,3% ao ano, mais do que o 1,3% previsto pela média dos economistas. No ano de 2011 como um todo, a economia japonesa encolheu 0,9%.
Foi a terceira queda no produto interno bruto do Japão em quatro trimestres, lembra o jornal Financial Times, primeiro por causa do terremoto e do maremoto de 11 de março de 2011, que mataram 19 mil pessoas e causaram um sério acidentente nuclear na central de Fukushima.
Agora, a terceira maior economia do mundo sofreu com as enchentes na Tailândia, onde várias empresas japonesas têm fábricas de peças essenciais em suas cadeias produtivas, e com o fortalecimento da moeda japonesa, o iene.
Nos últimos quatro anos, o Japão encolheu em 2008 (-1%), 2009 (-5,5%) e 2011 (-0,9%). O crescimento de 4,4% em 2010 foi neutralizado pelo terremoto e maremoto.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário