A agência de classificação de risco Moody's anunciou no início da noite o rebaixamento da nota de crédito soberano de seis países europeus, os mais afetados pela crise das dívidas públicas depois da Grécia - Itália, Espanha e Portugal -, Eslováquia, Eslovênia e Malta.
O Reino Unido, a França e a Áustria foram colocados em perspectiva negativa, sinal de que podem ter seu crédito rebaixando dentro de um ano.
Em Londres, a reação do governo britânico foi declarar que isto mostra a necessidade de atacar o endividamento público. Para o porta-voz da oposição trabalhista para questões econômicas, Ed Balls, é o resultados de cortes de gastos e aumentos de impostos abruptos, que abortam a recuperação do país.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário