sábado, 18 de fevereiro de 2012

China multiplica gastos militares

A China vai dobrar seu orçamento militar nos próximos anos. De cerca de US$ 120 bilhões hoje, vai subir para US$ 238 bilhões em 2015, num avanço anual de 18,75%, adverte uma pesquisa do instituto americano de estudos de defesa IHS. É mais dos gastos militares dos 12 países seguintes da Ásia e do Pacífico somados.

Em agosto de 2011, o relatório anual do Pentágono manifestava a preocupação do Departamento da Defesa dos Estados Unidos com a modernização das Forças Armadas da China.

Com a melhoria dos sistema de radar, novos submarinos de ataque e a renovação de sua Marinha de guerra, a China vai subverter a ordem imposta pelos EUA desde o fim da Segunda Guerra Mundial. O presidente Barack Obama já falou em reforçar a presença militar americana no Sudeste da Ásia, onde está negociando a ampliação de suas bases nas Filipinas.

Diante da ascensão irresistível da China, há uma corrida armamentista e o risco de uma nova guerra fria na Ásia.

Em reação ao crescente poderio militar chinês, a Índia apresentou em 26 de janeiro de 2012 seu novo míssil balístico Agni-4. Já está testando um míssil balístico intercontinental capaz de atacar a China, a Rússia e até os EUA com armas nucleares, noticia o jornal francês Le Monde, que destaca: "A China desenvolve seu Exército em marcha forçada".

Nenhum comentário: