A Liga Árabe apelou hoje ao Conselho de Segurança das Nações Unidas para que envie uma força de paz para acabar com a violência política na Síria, onde mais de 6 mil pessoas foram mortas nos últimos 11 meses com a repressão da ditadura de Bachar Assad contra uma oposição inicialmente pacífica.
Sob clima de tensão depois de mais uma jornada de violência, a reunião ministerial, realizada no Cairo, começou com a demissão do chefe da missão observadora da Liga Árabe, o general sudanês Mohammed Ahmed Mustapha al-Dabi, que não explicou suas razões.
Além do apelo à ONU, os países árabes decidiram suspender a missão observadora pela impossibilidade de cumprir sua missão, reforçar as sanções e cessar toda a cooperação econômica com Damasco, informa o jornal francês Le Monde.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário