O índice Dow Jones, que mede o desempenho das 30 principais ações da Bolsa de Valores de Nova York furou hoje a barreira dos 13 mil pontos pela primeira vez desde maio de 2008, quando a crise iniciada no setor habitacional se agravou para se tornar a pior desde a Grande Depressão dos Anos 30.
As altas anteriores foram freadas pelo medo de volta da recessão, o impasse entre o presidente Barack Obama e o Congresso para aumentar o teto da dívida pública dos Estados Unidos, e a crise das dívidas públicas.
No fim do dia, o índice Dow Jones fechou um pouco abaixo dos 13 mil pontos, mas a barreira foi furada. Como desde outubro, houve uma valorização de cerca de 20%, o mercado já se pergunta se esta alta é sustentável, tendo em vista a realidade. Mas a história econômica indica que o mercado de ações começa a se recuperar antes da economia real.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário