A milícia fundamentalista dos Talebã (Estudantes) foi responsável por 77% das mortes de civis na Guerra do Afeganistão em 2011, estimadas em 3.021, 8% acima de 2010 e 25% acima de 2009, revelou um relatório divulgado no sábado pelas Nações Unidas.
Os Talebã impuseram uma ditadura medieval ao país de 1996 até a invasão americana de outubro de 2001 para vingar os atentados de 11 de setembro de 2001 nos Estados Unidos. Renasceram porque o então presidente americano George W. Bush decidiu desviar forças para derrubar o ditador do Iraque, Saddam Hussein.
Em 2011, os Talebã mataram 2.332 civis, 14% a mais do que no ano anterior.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário