O cabo Bradley Manning, preso em maio de 2010 no Iraque pelo Exército dos Estados Unidos sob a suspeita de ser responsável pelo maior vazamento de segredos de Estado da História, mais de 250 mil documentos da diplomacia americana publicados no sítio de internet WikiLeaks, será julgado por um tribunal militar e pode ser condenado à prisão perpétua.
Manning, de 24 anos, é alvo de 22 acusações, inclusive ajudar o inimigo, divulgar informações secretas, roubar propriedades e arquivos públicos, publicar informações sobre defesa e fraude em computadores.
Em dezembro, os promotores apresentaram provas de que Manning se comunicou via Internet com o australiano Julian Assange, fundador do WikiLeaks, para discutir a colocação na rede mundial de computadores dos interrogatórios de 700 presos detidos ilegalmente na base naval americana de Guantânamo, em Cuba, noticia a TV americana CNN.
Assange recorreu ao Supremo Tribunal do Reino Unido para tentar evitar uma extradição para a Suécia, onde é acusado de crimes sexuais. Ele teme ser extraditado para os EUA.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário