O Conselho de Segurança das Nações Unidas deve votar ainda hoje uma resolução condenando a violência política na Síria e adotando o plano de paz da Liga Árábe. A Rússia ameaça vetar porque o texto pede a renúncia do ditador Bachar Assad.
Na sexta-feira e no sábado, a cidade de Homs foi duramente bombardeada no que pode ter sido o pior ataque em quase 11 meses de revolta popular, reporta o jornal The New York Times. A oposição denuncia pelo menos 217 mortes.
A votação estava prevista para o meio-dia deste sabado em Nova York, 15h em Brasília, mas o embaixador russo pediu mais tempo para consultas.
Moscou insiste na retirada da exigência da saída de Assad, no poder há mais de 11 anos, depois de suceder o pai, Hafez Assad, que tinha governado a Síria durante 30 anos.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário