sábado, 3 de junho de 2006

Canadá prende 17 suspeitos de terrorismo

A polícia do Canadá anunciou ontem ter desmantelado uma conspiração terrorista para realizar um grande atentado no Sul da província de Ontário. Doze adultos e cinco jovens foram presos. Eles foram acusados de ser seguidores de "uma ideologia perigosa inspirada pela Al Caeda", a rede terrorista liderada por Ossama ben Laden.

O grupo estaria "planejando cometer uma série de ataques terroristas exclusivamente contra alvos canadenses no Sul de Ontário", declarou o comissário adjunto da Real Polícia Montada do Canadá Mike McDonell. "Este grupo tentou comprar três toneladas de nitrato de amônia e outros componentes necessários para criar artefatos explosivos. Só para comparar, a bomba que explodiu o edifício federal Murrah na Cidade de Oklahoma, nos Estados Unidos, em 1995, matando 168 pessoas, tinha uma tonelada de nitrato de amônia".

Todos os suspeitos são homens e moravam em Ontário. Os adultos têm entre 19 e 43 anos. Eles são acusados de recrutamento e treinamento de terroristas, aquisição de armas e explosivos, e a provisão de propriedades para atividades terroristas. "Este grupo era uma ameaça séria e real", disse O'Donell. "Tinha a intenção e a capacidade de realizar atentados".

Um porta-voz do FBI, a polícia federal dos EUA, disse que alguns presos "podem ter tido contato limitado com dois suspeitos presos recentemente no estado americano da Geórgia", Syad Ahmed e Ehsanul Sadequee. Em março de 2005, eles foram de Atlanta para o Canadá, onde se reuniram com três suspeitos investigados pelo FBI.

Não há indício algum de que o grupo planejasse atentados nos EUA.

Nenhum comentário: