terça-feira, 15 de março de 2016

Trump e Hillary vencem na Flórida e Rubio abandona

Com uma derrota arrasadora no estado da Flórida, que representa no Senado, Marco Rubio abandonou hoje a corrida à Casa Branca. Os vencedores foram o bilionário Donald Trump, no Partido Republicano, e a ex-secretária de Estado americana Hillary Clinton, no Partido Democrata, noticiou o jornal The New York Times.

Hillary venceu também no estado de Ohio, onde a vitória republicana ficou com o governador John Kasich, que assim continua na luta para ser a alternativa a Trump aceitável pela cúpula do do partido.

No fim da noite, entre os republicanos, Trump venceu em três estados e Kasich em Ohio. Conseguiu 46% dos votos da Flórida seguido por Rubio com 27% e Ted Cruz com 17%. Ganhou em Illinois com 39% contra 31% de Cruz e 20% de Kasich. Na Carolina do Norte, teve 40% dos votos contra 37% de Cruz e 13% de Kasich.

Kasich levou Ohio, onde é governador, com 47% contra 36% de Trump e 13% para Cruz. A prévia do Missouri ainda está indefinida. Trump tem pequena vantagem, mas está praticamente empatado com Cruz com 41% para cada um.

Trump lidera com 621 delegados à convenção nacional que vai indicar oficialmente o candidato republicano, seguido por Cruz com 395, Rubio com 168 e Kasich com 138. Se Rubio apoiar outro aspirante, agora que abandonou a disputa, ele pode herdar os delegados do senador da Flórida. São necessários 1.237 delegados para ser o candidato republicano.

Entre os democratas, Hillary obteve uma grande vitória contra o senador socialista Bernie Sanders por 65% a 33% na Flórida e boas vitórias em Ohio por 57% a 43% e na Carolina do Norte por 55% a 41%. Ganhou por 50% a 49% em Illinois. Com 99% dos votos apurados, a primária do Missouri estava praticamente empatada em 50%, com pequena vantagem de Hillary.

A ex-secretária já conquistou 1.094 dos 2.383 delegados necessários para garantir a candidatura do Partido Democrata contra 774 para Sanders. Com os superdelegados, Hillary tem cerca de 1,5 mil delegados, uma vantagem praticamente impossível de ser neutralizada por Sanders. Mas o senador socialista ainda não desistiu da luta.


Nenhum comentário: