sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

Xi intensifica campanha anticorrupção para consolidar poder na China

A Comissão Central para Inspeção Disciplinar, a agência de combate à corrupção do Partido Comunista da China, promete intensificar em 2016 a campanha anticorrupção, vista principalmente como um instrumento para consolidar o poder do presidente Xi Jinping.

Mais de cem investigações devem ser realizadas neste ano, bem mais do que no ano passado, envolvendo todas as 280 organizações do Estado e do partido ligadas ao governo central antes do 19º Congresso do PC chinês, em 2017.

A campanha ajuda o dirigente máximo do país a reafirmar seu controle sobre a mídia estatal. Em 19 de fevereiro, Xi concluiu uma série de visitas aos principais meios de comunicação do regime comunista: a agência oficial de notícias Nova China, a televisão CCTV e o jornal Diário do Povo.

Xi cobrou dos meios de comunicação absoluta lealdade ao partido, o que é interpretado como absoluta lealdade a ele. O Ministério da Propaganda e os órgãos de controle da imprensa, do rádio, da televisão e do cinema estão entre os principais alvos da campanha anticorrupção neste ano.

Nenhum comentário: