quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

França investiga contas de campanha do ex-presidente Sarkozy

O ex-presidente Nicolas Sarzoky será investigado por financiamento ilegal de sua campanha à Presidência da França em 2007 com foco em notas falsas emitidas pela agência de comunicação Bygmalion para esconder o estouro do limite legal de gastos, anunciou ontem o procurador da República em Paris François Molins.

Sarkozy pretende concorrer à eleição primária do partido de centro-direita Os Republicanos no segundo semestre deste ano para tentar voltar à Presidência em 2017. Antes, terá de dar explicações ao juiz de instrução Serge Tournaire.

A Justiça examina se houve fraude nas contas da campanha para esconder uma explosão do limite de despesas previsto em lei, de 22,5 milhões de euros, equivalentes hoje a US$ 25 milhões, quase R$ 100 milhões.

Enquanto o advogado do ex-presidente admite uma "infração formal", Sarkozy insiste que nenhum fato o liga ao Caso Bygmalion. Treze pessoas responsáveis pela campanha foram denunciadas.

O ex-presidente já estava sendo investigado por corrupção e tráfico de influência em outro caso por tentar obter através de um alto magistrado informações sigilosas sobre um processo que corria em segrego de justiça.

Nenhum comentário: