domingo, 18 de fevereiro de 2007

Carros-bomba matam pelo menos 60 em Bagdá

Três carros-bomba explodiram hoje num bairro xiita da capital do Iraque, matando pelo menos 60 pessoas, no pior ataque desde que começou uma grande operação conjunta das forças dos Estados Unidos e do Iraque para tentar assumir o controle de Bagdá. Na sexta-feira, quando foram registradas apenas 10 mortes na cidade, o primeiro-ministro Nuri al-Maliki descreveu a operação como um "estrondoso sucesso".

Dois carros-bomba explodiram numa área comercial da Nova Bagdá, um bairro xiita, matando 57 pessoas e ferindo outras 130. Uma das explosões destruiu um prédio de dois andares. Outro carro-bomba matou duas pessoas perto de um posto de controle policial na Cidade de Sader, um bairro pobre xiita da periferia da capital.

Esses novos atentados mostram o tamanho do desafio que os EUA enfrentam no Iraque. Hoje o jornal The New York Times revela que o comando militar americano acredita que a série de ataques bem-sucedidos contra seus helicópteros faz parte de um plano bem arquitetado pela insurgência sunita.

Nenhum comentário: