terça-feira, 28 de fevereiro de 2023

Hoje na História do Mundo: 28 de Fevereiro

 ESTRUTURA DO DNA

    Em 1953, os cientistas James Watson e Francis Crick, da Universidade de Cambridge, na Inglaterra, anunciam a descoberta da estrutura da molécula do ácido desoxirribonucleico (DNA), que compõe o código genético da humanidade, em forma de uma escada torcida como uma hélice dupla.

O DNA é descoberto em 1869 pelo bioquímico suíço Johann Friedrich Miescher, mas só em 1943 se entende sua importância na transmissão da herança genética. Através da difração, Watson e Crick revelam a estrutura molecular do DNA. Eles dividem o Prêmio Nobel de Medicina e Fisiologia em 1962 com Maurice Wilkins.

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2023

Departamento de Energia dos EUA atribui covid a acidente de laboratório

O presidente Joe Biden e o secretário de Estado, Antony Blinken, pressionaram o regime comunista da China, inclusive o ditador Xi Jinping, a dar mais informações e permitir investigações internacionais sobre a origem da pandemia. 

A questão voltou à pauta depois que o Departamento de Energia dos Estados Unidos divulgou um novo relatório de inteligência considerando mais provável que o coronavírus de 2019 tenha escapado do Instituto de Virologia de Wuhan.

Em depoimento à Justiça dos EUA, o magnata da mídia Rupert Murdoch negou que a Fox News tenha encampado as mentiras do presidente Donald Trump sobre fraude na eleição presidencial de 2020. Alegou serem opiniões de apresentadores e comentaristas protegidos pela ampla liberdade de expressão garantida pela Constituição dos EUA.

A União Europeia e o Reino Unido anunciaram um acordo para evitar a implantação de uma fronteira dura entre a República da Irlanda e a Irlanda do Norte depois da saída britânica do bloco europeu. Havia o temor de que pudesse realimentar o conflito na Irlanda do Norte.

Pelo menos 63 refugiados da Ásia morreram num naufrágio perto da costa da Itália. Meu comentário:

Hoje na História do Mundo: 27 de Fevereiro

TERÇA-FEIRA GORDA

    Em 1827, um grupo de estudantes fantasiados e mascarados dança e desfila pelas ruas de Nova Orleans, na Louisiana na primeira celebração da Mardi Gras (Terça-Feira Gorda) nos Estados Unidos.

O carnaval, a festa da carne que acontece antes da Quaresma, é uma tradição pagã incorporada pelo cristianismo ocidental que se propagou de Roma para a Europa e o resto do mundo. 

domingo, 26 de fevereiro de 2023

Hoje na História do Mundo: 26 de Fevereiro

VIDAS PRETAS IMPORTAM

    Em 2012, o adolescente negro desarmado Trayvon Martin, de 17 anos, é morto num condomínio em Sanford, na Flórida, pelo vigilante George Zimmerman, que alega legítima defesa e é absolvido.

A expressão "vidas pretas importam", que vira lema universal da luta contra o racismo e a violência policial, é usado pela primeira vez pela ativista Alicia Garza em 13 de julho de 2013 ao comentar a absolvição de Zimmerman. 

sábado, 25 de fevereiro de 2023

EUA e Ucrânia rejeitam plano de paz da China

A Ucrânia e os Estados Unidos discordaram, em princípio, da proposta da China para negociações de paz na guerra por considerá-la favorável à Rússia, mas o presidente da França, Emmanuel Macron, anunciou uma viagem a Beijim para discutir a paz. 

O plano chinês, de 12 pontos, fala em reduzir gradualmente as hostilidades para chegar a um cessar-fogo e na abertura de um diálogo direto. Mas não exige a retirada das forças russas de território ucraniano. Pede aos dois lados que “mantenham a racionalidade e exerçam o controle" para que a situação não saia de controle e leve a um conflito ainda pior. 

Se o ditador russo Vladimir "Putin aplaudiu,como pode ser bom?", perguntou o presidente Joe Biden, que não viu nada que indique que possa beneficiar a alguém além da Rússia.

O presidente Volodymyr Zelensky e o ministro do Exterior da Ucrânia, Dimytro Kuleba, admitiram examinar a proposta em detalhes. Mais tarde, um alto assessor de Zelensky descreveu a proposta como "irrealista", uma "aposta no agressor".

Durante reunião ministerial do Grupo dos Vinte, as maiores economias do mundo, em Bengaluru, na Índia, só a China apoiou a Rússia. Meu comentário: 

Hoje na História do Mundo: 25 de Fevereiro

CASSIUS CLAY CAMPEÃO MUNDIAL

    Em 1964, aos 22 anos, com excelentes esquivas e jogo de pernas, saltitante, Cassius Marcellus Clay vence o campeão Sonny Liston, muito mais forte fisicamente, por nocaute técnico no sétimo assalto e toma o título mundial de boxe da categoria peso-pesado, no início de uma carreira profissional em que foi campeão mundial três vezes.

Liston se torna campeão ao nocautear duas vezes o campeão mundial anterior, Floyd Patterson, no primeiro assalto. É o favorito nas casas de apostas a 8 por 1. 

Falastrão, Clay promete ganhar a luta por nocaute no oitavo assalto "flutuando como uma borboleta e ferrando como uma abelha". No fim do sétimo assalto, Liston se queixa de uma dor no ombro. Com uma luxação na clavícula, Liston não volta mais e Clay é proclamado campeão.

Meses depois, ele abandona o nome de batismo porque os negros tinham o sobrenome das famílias que escravizavam seus avós. Muçulmano, passa a se chamar Muhammad Ali.

Ele em Louisville, no estado do Kentucky, em 1942. Começa no boxe aos 12 anos. Ao 18 anos, completa 100 vitórias no boxe amador. Em 1960, ganha uma medalha de ouro na Olimpíada de Roma.

Por rejeitar a convocação para a Guerra do Vietnã, Ali perde o título em 1967. Ele alega objeção de consciência: "Por que me pedem para botar um uniforme e ir a 10 mil milhas de casa jogar bombas em pessoas morenas no Vietnã quando as pessoas chamadas de negros no Kentucky são tratados como cães e não têm os mínimos direitos humanos?"

Ali volta ao boxe em 1970. No ano seguinte, a Suprema Corte anula a condenação por se negar a servir o Exército em plena guerra. Em 8 de março de 1971, no Madison Square Garden, em Nova York, ele perde por pontos a Luta do Século em 15 assaltos contra Joe Frazier, nocauteado por George Foreman em dois assaltos em 22 de janeiro de 1973, em Kingston, na Jamaica.

Isto abre caminho para outra luta do século, Ali x Foreman, em Kinshasa, no Zaire (hoje República Democrática do Congo), em 30 de outubro de 1974. Depois de resistir à saraivada de golpes do adversário, Ali conquista o título mundial de boxe peso-pesado pela segunda vez.

Em 1978, Leon Spinks o vence e conquista o título, mas Ali ganha a revanche e se torna o único peso-pesado a ganhar o título três vezes. Em 1984, é diagnosticado com mal de Parkinson por causa dos golpes recebidos na cabeça quando era boxer. Ele acendeu a pira na Olimpíada de Atlanta, em 1996. Viveu até 3 de junho de 2016. 

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2023

Hoje na História do Mundo: 24 de Fevereiro

 PRIMEIRA ELEIÇÃO DE PERÓN

    Em 1946, o vice-presidente e ministro da Guerra Juan Domingo Perón é eleito presidente da Argentina pela primeira vez, funda o peronismo e se torna o político dominante do país até os dias de hoje, muito além de sua morte.

O coronel Perón é nomeado secretário do Trabalho e da Seguridade Social de um governo militar em dezembro de 1943. Com o apoio do movimento sindical, cria a Justiça do Trabalho, escolas técnicas e um hospital e policlínica para ferroviários. Vira o herói dos descamisados.

Destituído e preso num golpe em 9 de outubro de 1945, sob pressão dos sindicatos e de sua segunda mulher, Maria Eva Duarte de Perón, a Evitavolta nos braços do povo. Em 17 de outubro daquele ano, o Dia da Lealdade para os peronistas, vai seu primeiro discurso triunfal na sacada da Casa Rosada.

Eleito com 52,4% dos votos, Perón nacionalizou os bancos e ferrovias, o Banco Central e algumas companhias de eletricidade. Deu vários benefícios aos trabalhadores: aumento do salário mínimo, 13º salário, folgas semanais, redução da jornada de trabalho, aposentadoria, férias remuneradas, seguro-saúde e cobertura para acidentes de trabalho. Entre 1945 e 1948, a economia cresceu a um recorde de 8,5% ao ano, enquanto os salários reais cresceram 46%.

Reeleito em 11 de novembro de 1951 com 63,5%, depois de uma campanha pelo voto feminino liderada por Evita, Perón governou até 16 de setembro de 1955, quando foi deposto por um golpe militar e fugiu para o exílio. 

Perón volta à Argentina em 1973, é reeleito para um terceiro mandato e governa o país até morrer, em 1º de julho de 1974, deixando no poder sua terceira mulher, María Estela Martínez de Perón, a Isabelita, que não tinha o carisma de Evita e é deposta num golpe militar em 24 de março de 1976, início de uma ditadura cruel acusada de matar 30 mil argentinos.

Guerra da Ucrânia faz um ano sem grande perspectiva de paz

A guerra deflagrada pelo ditador Vladimir Putin contra a Ucrânia completa um ano hoje com dezenas de milhares de mortes, 8 milhões de refugiados, US$ 1 trilhão de prejuízo e os dois lados acreditando na vitória no campo de batalha. Hoje a China anunciou a intenção de mediar negociações de paz entre Rússia e Ucrânia.

É sempre um bom começo, mas as posições de negociações são muito distantes. A Ucrânia quer recuperar todo o território ocupado pela Rússia desde 2014, punição de crimes de guerra, indenização pelos danos materiais e garantiras de segurança de longo prazo. Não aceita qualquer cessão de territórios. 

Putin não pretende devolver as quatro províncias que anexou ilegalmente no ano passado depois de plebiscitos forjados. Começou a guerra alegando que a Ucrânia nunca foi um país independente, sempre foi parte da Rússia. Agora, apresenta o conflito como uma guerra existencial da civilização ocidental moralmente decadente para destruir a Rússia.

Ontem, na Assembleia Geral das Nações Unidas, 141 países, inclusive o Brasil, condenaram a invasão e pediram a retirada imediata e completa das tropas russas de território ucraniano. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva defende um cessar-fogo imediato e a abertura de diálogo. A Rússia aceita a mediação brasileira. Vamos aguardar as reações à proposta chinesa, lembrando que a China apoia Putin desde o início da guerra. Meu comentário:

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2023

Hoje na História do Mundo: 23 de Fevereiro

 PRIMEIRA VACINA CONTRA PÓLIO

    Em 1954, alunos da Escola Primária Arsenal, em Pittsburgh, na Pensilvânia, recebem as primeiras doses da vacina contra a poliomielite do Dr. Jonas Salk.

Logo, o Dr. Albert Sabin faria uma nova vacina, aplicada por via oral. Graças às vacinas, os casos foram reduzidos em 99%. Só no Afeganistão e no Paquistão havia incidência da doença, que causa paralisia infantil com sequelas para toda a vida. Mas a situação piora por causa dos movimentos antivacinas.

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2023

Índia reafirma que o tempo da guerra passou

Ao receber as delegações dos países do Grupo dos Vinte (G-20) em Bengaluru, o ministro da Informação da Índia, Anurag Thakur, declarou em entrevista que "hoje não é mais tempo para a guerra. A democracia, o diálogo e a democracia são o caminho à frente."

A reunião de ministros da Fazenda e presidentes de bancos centrais do G-20, que inclui os 19 países mais ricos do mundo e a União Europeia, coincide com o primeiro aniversário da invasão da Ucrânia pela Rússia. A Índia é neutra, não aderiu às sanções internacionais, compra petróleo russo com desconto, mas o primeiro-ministro Narendra Modi já deu o mesmo recado ao ditador Vladimir Putin.

O Congresso do México aprovou hoje uma reforma que enfraquece o Instituto Nacional Eleitoral ao reduzir o orçamento, o quadro de funcionários e o poder de punir políticos. A iniciativa é do presidente Andrés Manoel López Obrador, um populista de esquerda. Com seu Movimento de Reneração Nacional (Morena) liderando as pesquisas para a eleição de 2024, por que suscitar dúvidas sobre a lisura do pleito?

Na Argentina, a presidente das Avós da Praça de Maio, Estela de Carlotto, criticou a convocação pelo movimento peronista La Cámpora de uma manifestação em 24 de março em defesa da vice-presidente Cristina Kirchner, denunciada por corrupção. 24 de março é a data do golpe militar de 1976. É o dia da marcha anual Memória, Verdade e Justiça.

A semana com quatro dias de trabalho é uma ideia em teste em vários países europeus. Já foi adotada na Bélgica e na Islândia. A proposta é simples: para ganhar o mesmo salário trabalhando menos, é preciso fazer o mesmo trabalho em menos tempo, aumentando a produtividade. Meu comentário:

Hoje na História do Mundo: 22 de Fevereiro

 CONTENÇÃO DA URSS

    Em 1946, o encarregado de negócios dos Estados Unidos em Moscou, George Kennan, envia um longo telegrama de 8 mil palavras ao Departamento de Estado com sua análise sobre a União Soviética, um dos documentos mais importantes da Guerra Fria, propondo a contenção do regime comunista até ele entrar em colapso.

O memorando observa que a URSS não acredita numa "coexistência pacífica permanente" com o Ocidente por causa da "visão neurótica das questões globais" resultante do "senso de insegurança instintivo da Rússia".

Por isso, acrescenta Kennan, os soviéticos suspeitam de todas as outras nações e entendem que sua segurança exige "uma luta paciente, mas mortal, até a destruição total da potência rival".

Assim, como a URSS é "refratária à lógica da razão", mas "altamente sensível à lógica da força", os EUA devem adotar uma política de "resistência forte" para conter a expansão soviética. Esta seria a base da política externa norte-americana durante a Guerra Fria.

terça-feira, 21 de fevereiro de 2023

Líder da oposição na Rússia quer fim da guerra e queda de Putin

Hoje foi um dia de duelo de discursos em torno da guerra na Ucrânia entre o ditador da Rússia, Vladimir Putin, e o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden. 

Um dia depois da visita-supresa do presidente Joe Biden a Kiev, Putin se faz de vítima, acusa o Ocidente e a Ucrânia pela guerra que ele começou, volta a acusar a Ucrânia de ser governada por neonazistas, uma das desculpas para a guerra, e suspende a participação russa no último acordo sobre controle de armas nucleares.

Na Polônia, onde deve passar o primeiro aniversário da guerra, em 24 de fevereiro, Biden voltou a acusar a Rússia de crimes de guerra e afirmou que Putin jamais será vitorioso na Ucrânia.

Se alguém tem duvida sobre quem é o responsável pela guerra, deve prestar atenção ao líder da oposição russa, Alexey Navalny, preso na Sibéria depois de sobreviver a uma tentativa de assassinato. Meu comentário:

Hoje na História do Mundo: 21 de Fevereiro

MARX LANÇA MANIFESTO COMUNISTA

    Em 1848, o filósofo e economista alemão Karl Marx publica em Londres com Friedrich Engels o Manifesto Comunista, o panfleto mais importante da história, editado pela Liga Comunista, formada por socialistas alemães, e convoca os trabalhadores a se unir para uma luta de classes contra a burguesia para tomar o poder e criar uma sociedade igualitária.

Marx nasce em Trier, na Prússia, em 1818, filho de um advogado judeu convertido ao protestantismo. Ele estuda filosofia e direito em Berlim e Jena. Vira seguidor das ideias do filósofo alemão Georg Wilhelm Fridriech Hegel, que cria a dialética sob a inspiração do filósofo chinês Lao Tsé e sua Teoria do Princípio Único, baseada no contraste e complementaridade do yin yang.

Em 1843, depois do fechamento do jornal onde trabalhava em Colônia, Marx vai para Paris, onde conhece Engels. Expulso da França, vai em 1845 para a Bélgica, onde durante dois anos desenvolve com Engels a doutrina comunista.

O manifesto é escrito em janeiro e publicado em fevereiro de 1848: "Um espectro assombra a Europa - o espectro do comunismo", começa o panfleto. No fim, convoca para a revolução: "Os proletários não tem nada a perder, a não ser suas correntes. Trabalhadores do mundo, uni-vos!"

No dia seguinte, começa uma revolução na França em protesto contra proibição de reuniões dos socialistas. Em 24 de fevereiro, o rei Luís Felipe abdica, mas logo a burguesia europeia esmaga as revoluções de 1848.

Procurado na Alemanha e na França, Marx se refugia no Reino Unido, onde funda em 1864 a Associação Internacional dos Trabalhadores, a Primeira Internacional, e em 1867 lança o primeiro volume de O Capital.

Quando Marx morre, em 1883, a doutrina comunista está disseminada pela Europa. Trinta e quatro anos depois de sua morte, a Revolução Bolchevique liderada por Vladimir Lenin e Leon Trotsky toma o poder na Rússia, em 1917. Em 1950, mais da metade da humanidade vive sob regimes marxistas.

BATALHA DE VERDUN

    Em 1916, às 7h12 min, um disparo de um canhão Krupp alemão de 38 centímetros é o primeiro de 1,2 mil canhões que atacam as forças da França numa frente de combate de 20 quilômetros ao longo do Rio Meuse, e atinge a Catedral de Verdun, dando início à mais longa batalha da Primeira Guerra Mundial (1914-18), que terminaria 10 meses depois, com a morte de 143 mil alemães e 163 mil franceses.

 

ASSASSINATO DE MALCOLM-X

   Em 1965, o líder negro Malcolm-X é morto a tiros aos 39 anos quando fazia palestra para a Organização de Unidade Afro-Americana no Salão de Baile Audubon, em Washington Heights, em Nova York.

Malcolm nasce em Omaha, no estado de Nebraska, em 1925. Seu pai é um pregador batista seguidor das ideias do líder negro Marcus Garvey. Sob ameaça da organização terrorista branca Ku Klux Klan, a família de muda para Lansing, em Michigan. Em 1931, o pai é morto por supremacistas brancos e o crime fica impune.

Aos 21 anos, em 1946, Malcolm é preso por arrombamento e assalto. Na prisão, conhece Elijah Muhammad, líder da Nação do Islã. Depois de seis anos, sai da cadeia e se torna militante da Nação do Islã no bairro negro do Harlem, em Nova York.

Em contraste com Martin Luther King Jr., líder do movimento pacífico pela luta dos direitos civis dos negros, Malcolm-X prega a "autodefesa" e a luta pela liberdade "por todos os meios necessários", inclusive a violência.

Três membros da Nação do Islã — Mujahid Abdul Halim, Muhammad A. Aziz and Khalil Islam — são presos e processados pelo assassinato. Halim confessa o crime, mas os três são condenados a 20 anos de prisão. Aziz e Islam são declarados inocentes em 2021. Aziz tinha 83 anos. Islam morre em 2009.

NIXON NA CHINA

   Em 1972, o presidente dos Estados Unidos, Richard Nixon, conservador e notório anticomunista, chega a Beijim numa viagem histórica à República Popular da China, depois da visita secreta de seu assessor de Segurança Nacional, Henry Kissinger, em 9 de julho de 1971, que forja as relações entre os dois países e muda o mundo.

Kissinger se aproveita do afastamento entre as duas grandes potências comunistas, que travaram vários choques na fronteira comum em 1969 para atrair a China, que se torna virtualmente uma aliada não membro da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) durante a Guerra Fria. Em 1971, a China comunista assume a cadeira da China no Conselho de Segurança das Nações Unidas, até então ocupada por Taiwan.

A visita de Nixon é um marco no reatamento entre os dois países, que restabelecem relações diplomáticas oficialmente em 1978, ano em que o líder Deng Xiaoping lança o programa da Quatro Modernizações e a abertura econômica que promoveu o maior desenvolvimento da história, tirando 800 milhões de pessoas da miséria e tornando a China na segunda maior economia do mundo, rumo ao primeiro lugar.

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2023

Biden visita Kiev para reafirmar compromisso dos EUA com Ucrânia

Numa visita-surpresa a Kiev na semana em que a invasão russa completa um, o presidente Joe Biden reafirmou nessa segunda-feira o apoio dos Estados Unidos à Ucrânia. O momento da viagem foi calculado para ser antes de um pronunciamento que o ditador Vladimir Putin deve fazer nesta terça-feira. 

Biden anunciou mais 500 milhões de dólares de ajuda militar. O Volodymyr Zelensky quer aviões de combate e artilharia de longo alcance.

Enquanto Biden visitava Zelensky em Kiev, o Conselho de Ministros da União Europeia se reunia em Bruxelas, na Bélgica, e o ditador da Rússia, Vladimir Putin, recebia no Kremlin o ministro do Exterior da China, Wang Yi. Meu comentário:

Hoje na História do Mundo: 20 de Fevereiro

 IRLANDA LIBERA ANTICONCEPCIONAIS

    Em 1985, num desafio à Igreja Católica, a República da Irlanda aprova a venda de anticoncepcionais.

Até 1979, a lei irlandesa proíbe a fabricação, a importação e a venda de anticoncepcionais. Em 1973, a Suprema Corte decide que o uso de anticoncepcionais está protegido pelo direito à privacidade dos casais. 

Sob pressão da Igreja, o governo tenta limitar e adiar a venda de anticoncepcionais. Em 1979, o primeiro-ministro Charles Haughey propõe uma lei para limitar o uso para "o planejamento familiar de casais de boa fé". A lei, sancionada em novembro de 1980, exige receita médica para comprar a pílula. 

Antes da aprovação da lei de 1985, o arcebispo de Dublin alerta que a medida levaria à "degradação moral" da Irlanda. Alguns deputados são ameaçados se votarem a favor. Uma aliança dos partidos Trabalhista e Fine Gael derrota o conservador Fianna Fail por 83-80.

domingo, 19 de fevereiro de 2023

TV pode pagar US$ 1,6 bilhão por divulgar mentiras de Trump

A direção e os principais apresentadores da televisão norte-americana Fox News sabiam que as alegações de fraude do presidente Donald Trump depois da eleição de 2020 eram falsas, mas insistiram na mentira. Agora, a empresa de computação Dominion pede na Justiça indenização de US$ 1,6 bilhão por ter sido acusada de participar na fraude.

Israel enfrenta a pior crise política de sua história. O primeiro-ministro Benjamin Netanyahu, processado por corrupção, está propondo uma reforma do Judiciário para dar à Knesset, o Parlamento de Israel, o direito de derrubar decisões da Suprema Corte.

A França também está em crise, com forte oposição à reforma previdenciária do presidente Emmanuel Macron, que não tem maioria na Assembleia Nacional.

O escritor chileno Pablo Neruba, um dos maiores poetas da história, foi assassinado pela ditadura do general Augusto Pinochet, denuncia seu sobrinho Rodolfo Reyes, com base num laudo recente de universidades do Canadá e da Dinamarca.

Com a inflação argentina em 98,8% ao ano, fica difícil o sonho do ministro da Economia, Sergio Massa, de ser candidato na eleição presidencial de outubro. O presidente Alberto Fernández quer ser candidato e a vice-presidente Cristina Kirchner diz que não quer.

Os super-ricos, que são 1% da humanidade, ficaram com dois terços da riqueza gerada no mundo desde o ano 2000, revela um relatório da organização não governamental Oxfam.

Na primeiro encontro entre altas autoridades dos Estados Unidos e da China depois do abate de um balão-espião chinês, o secretário de Estado, Antony Blinken, e o ministro do Exterior chinês, Wang Yi, travaram um diálogo tenso à margem da Conferência de Segurança de Munique. Meu comentário:

Hoje na História do Mundo: 19 de Fevereiro

ASSALTO A IWO JIMA

    Em 1945, depois de 74 dias de bombardeio aéreo às posições do Japão, fuzileiros navais dos Estados Unidos lançam uma operação de assalto anfíbio à ilha de Iwo Jima, no Oceano Pacífico, dando início a uma batalha épica e feroz que dura um mês e uma semana, até 26 de março, e termina com a morte de mais de 6 mil soldados norte-americanos e 18 mil japoneses.

A fotografia dos fuzileiros navais cravando a bandeira dos EUA no topo do Monte Suribachi, pela primeira vez em território do Japão, é uma das imagens-símbolo da Segunda Guerra Mundial (1939-45). Foi tema do filme A Conquista da Honra, de Clinton Eastwood, com o lado norte-americano na Batalha de Iwo Jima, enquanto Cartas de Iwo Jima dá a versão japonesa através das cartas dos soldados.

sábado, 18 de fevereiro de 2023

Hoje na História do Mundo: 18 de Fevereiro

DESCOBERTA DE PLUTÃO

    Em 1930, o astrônomo norte-americano Clyde Tombaugh, do Laboratório Lowell, de Flagstaff, no Arizona, nos Estados Unidos, descobre o nono planeta do Sistema Solar.

A existência de um planeta desconhecido é proposta por Percival Lowell. Para explicar oscilações na órbita de Netuno e Urano, haveria uma força gravitacional.

Mas, em agosto de 2006, a União Astronômica Internacional decide que Plutão não é realmente um planeta. É um planeta-anão, o maior dos corpos celestes do Cinturão de Culper, que fica depois de Netuno. É uma mistura de rocha e gelo com um terço do volume da Lua.

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2023

Só 8% vivem em democracias plenas

Se nos anos 1990, pela primeira vez na história, a maior parte da humanidade vivia em democracias, sob governos eleitos em eleições competitivas com um mínimo de respeito pelos direitos humanos, hoje só 8% da humanidade vivem em democracias plenas, de acordo com a Unidade de Inteligência da revista inglesa The Economist.

A empresa Starlink, do bilionário Elon Musk, um dos homens mais ricos do mundo, foi fundamental para a resistência da Ucrânia diante da invasão russa, ao manter a Internet funcionando, mas a concentração de poder num homem só cria problemas.

O gelo da calota polar da Antártica que fica sobre o oceano registrou uma queda recorde. O Ártico perde ainda mais gelo, o que significa que o nível dos oceanos vai continuar a subir e a ameaçar a população que mora em regiões costeiras.

O último boletim da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre a pandemia registra uma queda de 92% nos casos novos e de 47% nas mortes nas quatro semanas de 16 de janeiro a 12 de fevereiro. E a bizarrice da semana: um repórter do jornal The New York Times foi testar a última novidade da inteligência artificial e recebeu uma declaração de amor de um... programa de computador. Meu comentário:

Hoje na História do Mundo: 17 de Fevereiro

CHINA INVADE O VIETNÃ

    Em 1979, pouco menos de dois meses depois da invasão do Vietnã ao Camboja para derrubar o regime genocida do Khmer Vermelho, aliado de Beijim, o Exército Popular de Libertação da China invade o Vietnã, aliado da União Soviética, na primeira guerra aberta entre países comunistas.

As duas grandes potências comunistas, a China e a URSS, apoiam o Vietnã do Norte na guerra contra os Estados Unidos durante a Guerra Fria. Duas semanas antes do fim da Guerra do Vietnã com a queda de Saigon em 30 abril de 1975, o Khmer Vermelho toma o poder no Camboja e instaura seu reino do terror, com apoio chinês.

Diante da rivalidade entre China e URSS, o Vietnã unificado fortalece as relações com os soviéticos. A invasão do Camboja, no Natal de 1978, e a queda do ditador Pol Pot, em 9 de janeiro de 1979, levam à invasão chinesa.

Depois de nove dias de intensos combates, a invasão é repelida. A Guerra Sino-Vietnamita termina em 16 de março, mas as escaramuças na fronteira continuam até os anos 1980. O Vietnã vence porque a China se retira e o Vietnã mantém a ocupação do Camboja.

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2023

Ditador da Síria usa terremoto para se reabilitar

 Sob sanções internacionais como principal responsável pela guerra civil na Síria, o ditador Bachar Assad aproveita o terremoto para tentar sair do isolamento. Com eleição presidencial prevista para 18 de junho na Turquia, o ditador Recep Tayyip Erdogan procura bodes expiatórios para terceirizar a culpa pela tragédia.

Depois de colocar 222 oposicionistas presos num avião e mandá-los para os EUA, a ditadura de Daniel Ortega cassa a cidadania de mais 94 oposicionistas, inclusive do ex-vice-presidente Sergio Ramírez, exilado no México.

A primeira-ministra da Escócia, Nicola Sturgeon, e o presidente do Banco Mundial, David Malpass, caíram. 

Um balão-espião abatido há uma semana abalou as relações já tensas entre os Estados Unidos e a China, mas o diálogo deve ser retomado neste fim de semana na Conferência de Segurança de Munique. E a guerra da Rússia contra a Ucrânia, que completa um ano no dia 24, criou um mundo mais incerto e perigoso, com a volta até mesmo do risco de uma guerra nuclear entre superpotências. Meu comentário:

Hoje na História do Mundo: 16 de Fevereiro

PRIMEIRO-MINISTRO FIDEL

    Em 1959, um mês e meio depois da fuga do ditador Fulgencio Batista e da vitória da Revolução Cubana, o comandante Fidel Castro toma posse como primeiro-ministro, se torna presidente em 1976 e fica no poder até 2006 em Havana, quando sofre uma hemorragia intestinal.

Fidel Alejandro Castro Ruz nasce em 13 de agosto de 1926. Filho de um fazendeiro, vira um esquerdista e anti-imperialista quando estuda direito na Universidade de Havana. Depois de participar de rebeliões contra governos de direita na Colômbia e na República, Fidel lança sua revolução no assalto ao quartel Moncada, em Santiago de Cuba, em 26 de julho de 1953.

No julgamento, Fidel diz talvez sua frase mais célebre: "A história me absolverá." Preso durante um ano, ele sai e vai para o México onde forma o Movimento 26 de Julho com o irmão Raúl Castro e o médico e revolucionário argentino Ernesto Che Guevara.

Em 1956, um grupo de 82 guerrilheiros sai do México no navio Granma para desembarcar na Praya das Coloradas. Depois de fortes perdas nos primeiros combates, 21 guerrilheiros conseguem se refugiar na Sierra Maestra. Em fevereiro de 1958, já são 400 homens acantonados nas montanhas.

As forças do ditador Fulgencio Batista têm 50 mil, mas o governo cubano só consegue mobilizar 10 mil homens e lança uma ofensiva aérea e terrestre contra os guerrilheiros de abril a agosto de 1958. O fracasso desta ação militar é decisivo para a vitória da Revolução Cubana em 1º de janeiro de 1959.

No poder, sob pressão dos Estados Unidos, Fidel adota um regime socialista autoritário de caráter stalinista e se alia à União Soviética durante a Guerra Fria. Depois da fracassada tentativa de invasão da Baía dos Porcos, em abril de 1961, Cuba se aproxima ainda mais de Moscou. Isto leva à tentativa de instalar mísseis nucleares soviéticos na ilha, causa da Crise dos Mísseis, em outubro de 1962, no momento mais tenso da Guerra Fria. Nunca o mundo esteve tão perto de uma guerra nuclear. 

Ao transferir oficialmente por motivos de saúde os cargos de presidente e primeiro-ministro de Cuba ao irmão Raúl Castro, em 2008, 49 anos depois da posse, Fidel comenta que não pode se apegar a cargos. Ele morre aos 90 anos em 25 de novembro de 2016, em Havana.

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2023

Hoje na História do Mundo: 15 de Fevereiro

USS MAINE EXPLODE EM HAVANA

    Em 1898, o navio de guerra encouraçado USS Maine explode no porto de Havana, onde protegia os interesses norte-americanos durante a luta pela independência de Cuba, o que serve de pretexto para a Guerra Hispano-Americana, um marco na expansão imperialista dos Estados Unidos, que conquistam as Filipinas e Porto Rico e tornam Cuba num protetorado. É o fim do Império Espanhol, 406 anos depois de Descoberta da América pelos europeus.

O Maine era um navio de 6 mil toneladas e US$ 2 milhões. Um inquérito da Marinha dos EUA conclui que uma mina explodiu o encouraçado. Não responsabiliza a Espanha, mas o jornalismo amarelo (sensacionalista) do magnata da imprensa William Randolph Hearst convence a opinião pública e parte do Congresso.

Na Guerra da Independência de Cuba, surgem os campos de concentração para isolar as famílias camponesas. A indignação diante da violenta repressão espanhola e a manipulada explosão do Maine deflagram a guerra.

A Espanha anuncia uma trégua com os rebeldes em 9 de abril, mas o Congresso dos EUA reconhece o direito à independência de Cuba, exige a retirada das forças espanholas e autoriza o uso da força.

Em 24 de abril, a Espanha declara guerra aos EUA, que fazem o mesmo no dia seguinte. É uma guerra unilateral. Em 1º de maio, em duas horas, os norte-americanos vencem a Batalha da Baía de Manila. Em agosto, os EUA tomam a capital das Filipinas.

A frota espanhola em Cuba estava ancorada em Santiago. Os norte-americanos invadem por terra a pressionam a armada espanhola, sob o comando do almirante Pascual Cervera, a sair para o mar em 3 de julho, onde é destruída pela Marinha dos EUA. Em 17 de julho, a Espanha se rende.

No Tratado de Paris, assinado em 10 de dezembro de 1898, a Espanha reconhece a independência de Cuba e cede as Filipinas, Guam e Porto Rico aos EUA.

Em 1975, um inquérito da Marinha dos EUA conclui que o Maine explodiu acidentalmente por causa de um curto-circuito. 

terça-feira, 14 de fevereiro de 2023

Hoje na História do Mundo: 14 de Fevereiro

DIA DE SÃO VALENTIM

    Em 270, o padre católico Valentim é morto e tem a cabeça decepada por ordem do imperador Cláudio II, o Cruel, que proíbe todos os noivados e casamentos em Roma por acreditar que os homens não estão entrando no Exército por apego a suas mulheres e famílias, e não por que suas guerras são impopulares e cruentas.

Valentim continua realizando casamentos em segredo. Quando descoberto, o imperador o condena à morte por espancamento e decapitação. Por isso, o Dia de São Valentim é o Dia dos Namorados em vários países.

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2023

Hoje na História do Mundo: 13 de Fevereiro

DRESDEN ARRASADA

    Em 1945, de madrugada, em 25 minutos, 800 aviões bombardeiros da Força Aérea Real (RAF) britânica jogam cerca de 2 mil toneladas de bombas em Dresden, na Alemanha,  a capital barroca do estado da Saxônia, conhecida como a Florença do Rio Elba. Em três dias de ataque, com um total de 3,9 mil toneladas de bombas, com a participação dos Estados Unidos, a RAF matou 25 mil civis e deixou a cidade em ruínas e chamas, no fim da Segunda Guerra Mundial (1939-45).

O bombardeio aliado a várias cidades alemãs, além de Dresden, Berlim, Colônia, Frankfurt e Hamburgo, quando a guerra estava praticamente decidida, não tem sentido estratégico. É considerado uma vingança, especialmente do Reino Unido, que foi alvo de intensos bombardeios da Alemanha Nazista. O então primeiro-ministro britânico, Winston Churchill, é acusado pelos alemães de crimes de guerra.

domingo, 12 de fevereiro de 2023

Hoje na História do Mundo: 12 de Fevereiro

SLOBO EM JULGAMENTO

    Em 2002, o Tribunal Penal Internacional para a Antiga Iugoslávia começa a julgar em Haia, na Holanda, por 65 acusações de crimes de guerra e crimes contra a humanidade o principal responsável pela sangrenta divisão do país, o ditador sérvio Slobodan Milosevic, o Carniceiro dos Bálcãs, como o chamou em 1992 o jornal The New York Times.

Antes do veredito, em 11 de março de 2006, o réu é encontrado morto em sua cela aos 64 anos, supostamente por causa de um ataque cardíaco.

A Iugoslávia nasce em 1º de dezembro de 1918, logo depois do fim da Primeira Guerra Mundial (1914-18), como o Reino dos Croatas, Sérvios e Eslovenos, rebatizado em 1929 como Reino da Iugoslávia.. 

Ocupada pela Alemanha Nazista na Segunda Guerra Mundial (1939-45), quando é governada por um regime colaboracionista croata, a Iugoslávia renasce sob a liderança do líder da resistência, o croata Josip Broz Tito, como uma federação formada por Bósnia-Herzegovina, Croácia, Eslovênia, Macedônia, Montenegro e Sérvia.

Com a morte de Tito, em 1980, e o declínio do comunismo como ideologia, Milosevic, um líder comunista, apela para o nacionalismo sérvio para consolidar o poder. Em 1991, a Croácia e a Eslovênia declaram a independência. O governo central, dominado pelos sérvios, não aceita. Começa a guerra civil.

Em 6 de abril de 1992, a guerra civil chega à Bósnia-Herzegovina, uma república etnicamente dividida entre bósnios (44%), sérvios (31%) e croatas (16%), onde a guerra é mais sangrenta, com mais de 100 mil mortes. Estas guerras terminam em 1995 com o Acordo de Paz de Dayton, negociado pelos Estados Unidos.

Depois da perseguição e de massacres contra albaneses da província sérvia do Kossovo, em 24 de março de 1999, a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), a aliança militar ocidental liderada pelos EUA, intervém militarmente e bombardeia a Sérvia, Montenegro e as forças sérvias no Kossovo.

Os sérvios se revoltam contra Milosevic, que rejeita a vitória de Vojislav Kostunica na eleição presidencial de 24 de setembro de 2000. Uma grande manifestação de massa em Belgrado sela seu destino em 5 de outubro. No dia seguinte, ele reconhece a derrota e deixa o poder em 7 de outubro.

Milosevic é preso em 1º de abril de 2001, sob acusações de abuso de poder e de corrupção. Em 28 de junho, é entregue a forças dos EUA em Tuzla, na Bósnia-Herzegovina, e de lá enviado para o tribunal de Haia. 

sábado, 11 de fevereiro de 2023

Lula retoma diplomacia presidencial

Com a visita aos Estados Unidos depois de ter ido à Argentina e uma viagem à China prevista para março, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva tenta restaurar a política externa que seu ex-ministro Celso Amorim define como "ativa e altiva", partindo do princípio de que o Brasil deve participar de todos os debates internacionais.

A reunião com o presidente Joe Biden teve pontos de grande concordância, como a necessidade de defender a democracia diante do avanço da extrema direita em escala global, de preservar a Floresta Amazônica para reduzir o impacto do aquecimento global, e de combater a pobreza e a desigualdade social. O pomo da discórdia foi a invasão da Rússia na Ucrânia. Meu comentário:

Hoje na História do Mundo: 11 de Fevereiro

REVOLUÇÃO ISLÂMICA

    Em 1979, semanas depois da fuga do xá Reza Pahlevi, a Revolução Islâmica toda o poder no Irã e impõe uma ditadura teocrática do fundamentalismo xiita.

O xá assume poderes ditatoriais depois do primeiro golpe articulado pela CIA (Agência Central de Inteligência dos Estados Unidos) durante a Guerra Fria, em 19 de agosto de 1953, contra o primeiro-ministro Mohammed Mossadegh, que nacionalizara a companhia petrolífera Anglo-Iranian Oil.

Durante 26 anos, o xá foi um aliado dos EUA durante a Guerra Fria, com uma ditadura secularista, pró-ocidental e anticomunista. Em 1963, Pahlevi adota um programa de modernização da sociedade iraniana que enfrenta forte oposição do clero muçulmano. Depois de ser preso duas vezes, em 1964, o aiatolá Ruhollah Khomeini foge para o exílio na Turquia, no Iraque e na França.

A onda de protestos contra o regime começa em outubro de 1977 e se transforma numa grande campanha de desobediência civil. No fim de 1978 , manifestações e greves no setor petrolífero, base da economia iraniana, paralisam o país.

Pahlevi foge do país em 16 de janeiro e deixa no poder o primeiro-ministro Shapour Bakhtiar, oriundo da oposição. Seu governo convida Khomeini a voltar ao Irã, o que acontece em 1º de fevereiro. 

NELSON MANDELA LIVRE

    Em 1990, Nelson Mandela, o líder da luta da maioria negra contra o regime segregacionista do apartheid, é libertado depois de 27 anos de prisão e começa a negociar o fim da ditadura da minoria branca na África do Sul. 

Até a imagem era proibida no país. A pneumonia que o matou foi resultado das condições desumanas na prisão da ilha de Robben, onde ficou 16 anos.

Influenciado pelas ideias do líder pacifista da independência da Índia, o Mahatma Gandhi, baseadas na resistência pacífica e desobediência civil do naturalista norte-americano Henry David Thoreau, Mandela entra nos anos 1940 para a Liga Jovem do Congresso Nacional Africano (CNA). Depois da morte de 69 negros no Massacre de Sharpeville, em 1960, o CNA parte para a luta armada.

Nelson Mandela se torna líder do braço armado do CNA, Umkhonto we Sizwe (Lança da Nação). Quando volta de treinamento militar no exterior, é preso, em 1962, e condenado à morte em 1964. A sentença depois foi reformada para prisão perpétua. Durante o julgamento, ele disse que estava lutando contra a ditadura da minoria branca e prometeu lutar contra uma ditadura da maioria negra.

Nos momentos mais violentos da guerra civil não declarada da África do Sul, o regime racista apelou a Mandela, que sempre insistiu que presos não podem negociar.

Diante da grande pressão internacional, do boicote internacional à economia sul-africana e do fim da Guerra Fria, ao tomar posse, em 1989, o último presidente branco, Frederik de Klerk, anunciou a intenção de libertar Mandela e negociar o fim do apartheid. Ambos ganharam o Prêmio Nobel da Paz em 1993.

Depois de negociações tensas e difíceis, em 27 de abril de 1994, Mandela assume como o primeiro presidente eleito democraticamente da África do Sul. Convida para a posse um de seus carcereiros. Fiel à democracia, ao contrário da maioria dos líderes africanos, deixa o governo depois do primeiro mandato.

A data de nascimento de Nelson Mandela, 18 de julho de 1918, foi transformada pela ONU em Dia Internacional Nelson Mandela pela liberdade, justiça e democracia.

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2023

Hoje na História do Mundo: 10 de Fevereiro

COMPUTADOR DERROTA CAMPEÃO MUNDIAL

    Em 1996, pela primeira vez, um campeão mundial de xadrez, Garry Kasparov, da Rússia, perde em três horas uma partida contra um computador, Deep Blue (Azul Profundo), dos Estados Unidos, fabricado pela IBM (International Business Machines), capaz de avaliar 200 milhões de movimentos por segundo. 

No fim da série, o homem vence a máquina, com três vitórias de Kasparov, dois empates e uma vitória de Deep Blue. Ele ganha um prêmio de US$ 400 mil. Cerca de 6 milhões de pessoas acompanham o evento.

Kasparov nasce em Baku, capital da então república soviética do Azerbaijão, em 13 de abril de 1963. Aos 13 anos, é campeão júnior da União Soviética. Com 22 anos, em 1985, torna-se o mais jovem campeão mundial de xadrez ao bater Anatoly Karpov.

Em 1989, Kasparov aceita o desafio e vence o computador Deep Thought (Pensamento Profundo), um protótipo do Deep Blue desenvolvido pela IBM. Mas, na revanche, em 1997, depois de uma vitória para cada lado e três empates, Deep Blue vence a sexta partida, em 11 de maio, e ganha o prêmio de US$ 700 mil.

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2023

Hoje na História do Mundo: 9 de Janeiro

 IRA ROMPE TRÉGUA

    Em 1996, com a explosão de um caminhão-bomba na Ilhas dos Cães, na região das Docas de Londres, o Exército Republicano Irlandês (IRA) rompe o cessar-fogo na luta contra o domínio britânico sobre a Irlanda do Norte, paralisando o processo de paz para acabar uma guerra civil de 30 anos com 3,5 mil mortes. Duas pessoas morrem, mais de 100 saem feridas e os prejuízos chegam a 150 milhões de libras.

A Inglaterra interfere na Irlanda desde a Invasão Anglo-Normanda de 1169 e mais tarde anexou a ilha menor ao Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda. Quando a Irlanda se torna independente, em 1922, seis dos nove condados da província do Úlster formam a Irlanda do Norte, de maioria protestante, que continua fazendo parte da União.

Os protestantes da Irlanda do Norte são descendentes de presbiterianos escoceses enviados para lá numa migração forçada promovida por Oliver Cromwell, o líder do breve período republicano da história da Inglaterra. Eles festejam todos os anos com paradas a vitória na Batalha do Boyne, em 1690, sobre os católicos e nacionalistas irlandeses.

Nos anos 1960, a minoria, católica, republicana e nacionalista irlandesa se revolta contra a discriminação, o desemprego e sua posição de cidadãos de segunda classe na Irlanda do Norte. Na onda dos movimentos de libertação nacional da segunda metade do século 20, renasce o Exército Republicano Irlandês (IRA), que trava uma guerra de guerrilha contra o Exército Real britânico, que intervém na província em agosto de 1969.

O conflito tem seu pior momento no início dos anos 1970, com o Domingo Sangrento, 30 de janeiro de 1972, quando soldados britânicos fuzilam e matam 14 pessoas que participavam de uma manifestação desarmada em Londonderry.

A partir de 1976, o governo britânico adota uma linha dura e passa a tratar os guerrilheiros do IRA como criminosos comuns e não como presos políticos. Com a ascensão ao poder da primeira-ministra conservadora Margaret Thatcher, há greves de fome de presos do IRA e dez morrem, inclusive Bobby Sands, deputado eleito da Câmara dos Comuns do Parlamento Britânico.

As mortes deram status de herói aos presos e prestígio ao Sinn Féin, o partido político do IRA, hoje o maior da Irlanda do Norte. E radicalizaram ainda mais a situação.

Em 1984, o IRA tenta matar Thatcher e outros membros do governo britânico num atentado a bomba contra um hotel na cidade balneária de Brighton onde se realizava a convenção anual do Partido Conservador.

As negociações secretas começam por iniciativa do deputado John Hume, que procura o Sinn Féin para discutir a paz. 

Na Declaração de Downing Street, em 15 de dezembro de 1993, os governos britânico e irlandês se comprometem com o direito do povo à autodeterminação. Assim, a Irlanda do Norte só será integrada à República da Irlanda quando a maioria da população decidir, e as questões entre o Sul e o Norte da Irlanda devem ser resolvidas pelos irlandeses.

Com base nestes princípios, em 31 de agosto de 1994, o IRA anuncia um cessar-fogo, seguido em 13 de outubro pelos Comando Militar Conjunto dos Legalistas, os paramilitares protestantes.

A exigência dos protestantes de um desarmamento do IRA como precondição para negociar causou uma estagnação no processo de paz que leva ao atentado na Ilha dos Cães.

O IRA restaura o cessar-fogo em 20 de julho de 1997. As negociações multipartidárias são retomadas em setembro. O Acordo de Paz da Sexta-Feira Santa é assinado em 10 de abril criando uma divisão do poder entre republicanos e unionistas em que uma minoria de 40% têm direito de veto para evitar o domínio de uma comunidade sobre a outra.

A saída do Reino Unido da União Europeia cria um problema para a paz pelo risco de haver uma fronteira dura entre a República da Irlanda e a Irlanda do Norte, desnecessária quando os dois países pertenciam à UE. O Protocolo da Irlanda do Norte ainda é alvo de controvérsia. Provisoriamente, a fronteira está no Mar da Irlanda, entre as duas ilhas.

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2023

Hoje na História do Mundo: 8 de Fevereiro

 VITÓRIA EM GUADALCANAL

    Em 1943, as forças do Império do Japão abandonam Guadalcanal, uma das Ilhas Salomão, no fim de uma batalha contra os Estados Unidos e aliados durante a Segunda Guerra Mundial (1939-45), uma operação de assalto anfíbio dos fuzileiros navais norte-americanos que marca uma vira da guerra no Oceano Pacífico.

Guadalcanal é a maior das Ilhas Salomão, um arquipélago de 922 ilhas e atóis, 347 habitadas. Ficam a nordeste da Austrália e abrigam povos que falam 87 línguas diferentes. O primeiro contato com europeus foi com o espanhol Álvaro de Mendana de Meyra, em 1568.

Em 1893, o Império Britânico anexou Guadalcanal e algumas ilhas do Centro e do Sul do arquipélago. A A Alemanha ocupou ilhas do Norte em 1885 e as cedeu aos britânicos em 1900.

O Japão invade Guadalcanal em 1942 e começa a construir uma pista de pouso. Os fuzileiros navais dos EUA atacam a ilha em 7 de agosto de 1942. Entre 24 de agosto e 30 de novembro, há seis batalhas navais ao redor da ilha.

Durante a batalha, cerca de 1,6 mil soldados norte-americanos morrem em combate, 4 mil saem feridos e milhares morrem de doenças tropicais. O Japão perde 24 mil soldados. Em 31 de dezembro de 1942, o imperador Hiroíto autoriza as forças japonesas a se retirar. Cinco semanas depois, os EUA controlam a ilha.

Guadalcanal se torna independente do Império Britânico em 1978.

Biden destaca melhora na economia e pede trégua à oposição

Presidente dos Estados Unidos falou como candidato à reeleição 

Ao prestar contas ao Congresso no seu segundo Discurso sobre o Estado da União, o presidente Joe Biden chamou a atenção para a recuperação da economia, com o ganho de 517 mil vagas de emprego criadas no mês passado, 12 milhões desde o início do governo, e a queda no desemprego para 3,4%, o menor desde 1959, e pediu à oposição, que agora tem maioria na Câmara dos Representantes, que trabalhe com o governo como fez nos últimos dois anos e não faça obstrução sistemática às ações do Executiva.

Em uma hora e 13 minutos, Biden se concentrou nas questões internas. Só dedicou cinco minutos a questões internacionais, quando acusou o ditador russo Vladimir Putin pela invasão da Ucrânia e propôs competição sem conflito a China, mas advertiu que os Estados Unidos estarão atentos e tomarão medidas contra qualquer ameaça, sem citar o balão-espião chinês abatido pela Força Aérea. 

O aquecimento global foi citado brevemente para dizer que "fizemos o maior investimento para controlar a mudança do clima". Cuba, Nicarágua, Venezuela e Haiti foram mencionados por causa da imigração, uma questão doméstica.

Como todos os presidentes nas últimas três décadas, Joe Biden afirmou que o Estado da União é forte. Mas o que está em jogo é o estado de sua reeleição. Durante a campanha, Biden prometeu não se recandidatar. Mudou de ideia e repetiu várias vezes a frase: "Temos de terminar o trabalho."

Só três presidentes no pós-guerra tinham avaliação pior do que Biden nesta altura do mandato. Dois – Jimmy Carter e Donald Trump – não se reelegeram. Ronald Reagan deu a volta por cima. Em estados-chaves para vitória em 2024, dois terços do eleitorado não querem a reeleição. Pesquisas recentes indicam que nem mesmo a maioria dos democratas querem mais quatro anos para Biden na Casa Branca. 

A aprovação do presidente está abaixo de 50% desde agosto de 2021, antes do discurso em 42%. Biden tentou nesta noite vender suas conquistas. Só 36% dos norte-americanos veem avanços importantes no governo atual. Entre os independentes, que decidem as eleições, dois terços entendem que Biden fez muito pouco ou praticamente nada. 

Em sua estratégia de convencer pelo menos parte do Partido Republicano a trabalhar com o Executivo, Biden cumprimentou o novo presidente da Câmara, deputado Kevin McCarthy, e fez uma piada: “Não quero arruinar sua reputação, mas quero trabalhar com você.” 

Também saudou o líder do Partido Democrata na Câmara, Hakeem Jeffries, o primeiro afro-americano líder de um partido no Congresso, o líder republicano no Senado, Mitch McConnell, o líder democrata no Senado, Chuck Schumer, e a ex-presidente da Câmara, Nanci Pelosi.

Biden citou "o progresso e a resiliência" como as grandes características do país, "sempre indo à frente sem nunca desistir". Falou nos 12 milhões de novos empregos "por causa de vocês". Muitos representam a recuperação pós-pandemia.

"Dois anos atrás, a covid fechou lojas, empresas e escolas. Hoje a covid não domina mais nossas vidas e a democracia está firme e forte. Estamos redigindo um novo capítulo numa história de possibilidades. Nos últimos dois anos, mostramos que democratas e republicanos podem trabalhar juntos, construindo pontes, recuperando a infraestrutura. Sancionei 300 projetos bipartidários. Se trabalhamos juntos no Congresso passado, não há razão para não fazer o mesmo no atual Congresso", reforçando a mensagem de combater a polarização política.

Dentro do xadrez político norte-americano, Biden tentou seduzir parte da oposição republicana, que tende a complicar sua vida. Mas o público-alvo maior é o eleitorado, que está farto da guerra política e quer soluções práticas. Biden falou principalmente para o eleitorado branco sem curso superior, tradicionalmente a favor do Partido Democrata, que foi conquistado pelo nacionalismo econômico do presidente Donald Trump (2017-21).

Quando falou das cidades desindustrializadas e da "perda de orgulho" da classe média norte-americana, Biden citou o pai, que dizia: "Um emprego é muito mais do que um cheque no fim do mês." É motivo de segurança e autoconfiança. O desemprego de negros e latinos é o menor da história.

O sonho de Biden é que "os EUA podem liderar a produção industrial do mundo". A maioria dos economistas duvida, por causa dos custos de produção. "A inflação é um fenômeno global por causa da pandemia e da agressão de Putin na Ucrânia. A inflação está caindo há seis meses. Nos últimos dois anos, 10 milhões de norte-americanos abriram novas empresas. Cada vez que alguém cria uma empresa é uma esperança", congratulou-se Biden. 

Se não lançou a candidatura, Biden usou um tom de campanha. "Os chips [de computador] foram inventados nos EUA. Fazíamos 40%; hoje, fazemos 10%. Hoje os automóveis têm 3 mil chips. E agora os EUA não conseguem fabricar automóveis por falta de chips", o que aconteceu durante a pandemia. 

"Isto não pode se repetir", acrescentou o presidente reforçando o caráter nacionalista e protecionista da política econômica. "As cadeias de suprimento para os EUA devem começar nos EUA. Esperamos US$ 300 bilhões de investimento na indústria nos próximos anos. Precisamos da melhor infraestrutura do mundo. Éramos número um, hoje somos 13º. Estamos fazendo o maior investimento em infraestrutura desde que o presidente Dwight Eisenhower construiu as autoestradas" para que os mísseis nucleares pudessem trafegar em alta velocidade. (...) Vamos instalar Internet de alta velocidade. E estamos apenas começando. E tudo o que precisamos para obras de infraestrutura será feito com produtos norte-americanos."  

Outro tema foi os preços dos medicamentos nos EUA, os mais caros do mundo. "Big Pharma cobra US$ 45 por mês por insulina, que custa US$ 10 para produzir. Baixamos para US$ 35." Biden prometeu vetar medidas que aumentem o preço dos medicamentos. Como o Partido Republicano é mais ligado ao grande capital, era um recado para a oposição.

A desigualdade exige a mudança no sistema de impostos, que não é justo, criticou Biden: "Sou capitalista, mas cada um tem de pagar sua parte. Empresas que ganham US$ 40 bilhões não pagam impostos federais. Empresas que ganham mais de US$ 1 bilhão tem de pagar pelo menos 15% de imposto de renda. Nenhum bilionário deve pagar numa alíquota menor do que uma professora ou um bombeiro."

As empresas de petróleo, que ganharam US$ 200 bilhões com a guerra e a alta nos preços, e nem investiram na produção local, pode ser alvo de um imposto especial.

Os republicanos reagiram ruidosamente quando o presidente falou num projeto da oposição para cortar o financiamento da seguridade social e do Medicare, o programa de saúde para os idosos. A extremista Marjorie Taylor Greene o chamou de "mentiroso". Biden pede trégua à oposição, mas mina sua proposta econômica.

"Então, Medicare está seguro. Quero cortar o déficit mais US$ 2 trilhões sem cortar na saúde nem na seguridade social", alegou Biden. Também falou em direitos do consumidor diante de companhias aéreas, de oferecer assistência de saúde em casa para idosos, moradia acessível, aumento para os professores, dignidade para os trabalhadores, combate ao fentanil, a droga que mata 70 mil norte-americanos por ano, a proibição de armas de guerra, reforma da imigração, reforma das políciais, Lei de Igualdade para a comunidade LGBTQIAP+ e em manter o cuidado com a covid, embora vá suspender em breve a emergência de saúde pública.

Foi aplaudido ao prometer vetar qualquer projeto para proibir o aborto em lei federal.

O mundo ficou para o fim: "A invasão de Putin é um teste para os EUA e o mundo. No ano passado, disse aqui: vamos nos erguer para defender a democracia. Um ano depois, temos a resposta. Nós conseguimos. Criamos uma coalizão global, apoiamos a Ucrânia. Vamos ficar com vocês o tempo que for necessário. Antes de eu chegar ao poder, a China estava crescendo e os EUA diminuindo. Vamos investir em inovações para liderar em áreas em que a China pretende ser dominante. Estamos na melhor posição para competir. Estou pronto para competir com a China, mas não se enganem", numa referência indireta ao episódio do balão. 

No fim Biden, anunciou um plano para reduzir as mortes de câncer em 50% nos próximos 25 anos, "uma prova de que ainda podemos fazer grandes coisas." Ele lembrou o programa do governo George W. Bush no combate à aids, especialmente na África. 

"O que nos permite fazer tudo isso é nossa democracia", atacando o extremismo e o golpismo de Trump, que tem vários adeptos no Congresso. "Nos últimos anos, nossa democracia foi atacada em 6 de janeiro de 2021. Não há lugar para violência política nos EUA. A democracia não é uma questão partidária. Estamos num momento crucial que vai decidir o curso desta nação nas próximas décadas. Precisamos nos ver como companheiros. Somos a única nação criada em torno de uma ideia. (...) Porque a alma desta nação é forte...o Estado da União é forte. Nunca fui tão otimista. Só precisamos nos lembrar quem somos, os EUA."

Foi um discurso de candidato. Resta anunciar oficialmente a disputa pela reeleição, o que o presidente promete fazer ainda neste mês. Como o ex-presidente Trump lançou sua candidatura, há o risco de uma repetição da eleição presidencial de 2020. Não é o que eleitorado quer, um presidente octagenário e um ex-presidente com quase 80 anos concorrendo à Casa Branca. Mas Biden apresentou suas realizações.