FIM DAS GUERRAS PÚNICAS
Em 146 antes de Cristo, a República Romana finalmente vence Cartago depois de mais um século de guerra e se torna a potência dominante no Mar Mediterrâneo durante sete séculos.
As Guerras Púnicas são travadas entre Roma e Cartago, uma cidade situada onde hoje é a Tunísia, no Norte da África, entre 264 e 146 AC, num total de 43 anos de guerra.O império cartaginês domina uma faixa do Norte da África junto ao mar, algumas ilhas do Mediterrâneo, inclusive partes da Sicília, da Córsega e da Sardenha. No momento de maior expansão, controla metade da Península Ibérica. É a maior potência mediterrânea.
A Primeira Guerra Púnica dura 23 anos. É travada em torno da ilha da Sicília, da Córsega e da Sardenha, por causa do expansionismo romano. Termina com a vitória de Roma, que assume o controle das ilhas do Mediterrâneo.
Na Segunda Guerra Púnica, que começa em 218 AC, o grande general cartaginês Aníbal Barca atravessa a Cordilheira dos Alpes e invade a Itália, onde seu exército luta durante 14 anos até que Roma contra-ataca a cidade de Cartago, forçando Aníbal, que usava até elefantaria, a voltar para defender sua capital. Com a derrota na Batalha de Zama, em 202, Cartago se rende, perde os territórios na Europa e em parte da África, e fica proibido de ir à guerra.
A Terceira Guerra Púnica começa em 149 AC, depois que Cartago se defende invasões de numídios. Roma usa como pretexto para destruir o inimigo. A guerra é travada em território cartaginês, onde hoje é a Tunísia. Cartago é cercada, invadida, saqueada, arrasada e sua população é escravizada. As ruínas da cidade ficam a leste de Túnis.
ZUCKERBERG CRIA FACEBOOK
Em 2004, o universitário Mark Zuckerberg lança o Facebook, uma plataforma para aumentar o relacionamento entre os estudantes da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos.
No dia seguinte, mais de mil pessoas estão inscritas. É só o começo. O Facebook chegou a mais de 2 bilhões de usuários e se tornou uma das empresas mais importantes do mundo, com uma influência política muito criticada na era das notícias falsas e da manipulação em massa. É a rede social de maior alcance.
Nenhum comentário:
Postar um comentário