Em conversa telefônica, os presidentes da Rússia, Vladimir Putin, e da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, concordaram ontem em restabelecer as relações bilaterais, abaladas desde o abate de um avião de guerra russo pelos turcos na guerra civil da Síria, em 24 de novembro de 2015.
A Presidência da Turquia descreveu o diálogo como positivo e produtivo sobre temas como cooperação política e econômica, combate ao terrorismo e às crises humanitárias no Oriente Médio. Erdogan e Putin ficaram de se encontrar pessoalmente.
Na versão do Kremlin, os dois governos retomaram o comércio e a cooperação bilateral. A Rússia vai cancelar as medidas restringindo o turismo para a Turquia. Mas interesses conflitantes limitam a reaproximação.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário