Três terroristas suicidas se detonaram hoje no aeroporto Mustafá Kemal Ataturk, em Istambul, a maior cidade da Turquia. A polícia reagiu e atirou antes que eles se explodissem. Pelo menos dez pessoas foram mortas, informou o Ministério da Justiça turco, citado pela televisão americana CNN.
As maiores suspeitas recaem sobre a organização terrorista Estado Islâmico do Iraque e do Levante, que cometeu vários atentados em Istambul contra alvos turísticos. Houve ataques de grupos rebeldes curdos na Turquia, mas este tem as características de ações de extremistas muçulmanos.
Os terroristas atacaram o setor de embarque internacional. Chegaram de táxi e dispararam contra passageiros e policiais perto da área da revista de segurança. Houve troca de tiros e um terrorista foi ferido. Quando um policial se aproximou, ele detonou os explosivos. Os outros homens-bomba se detonaram em seguida.
NOTA: este texto foi atualizado para corrigir informações divulgadas inicialmente que depois se revelaram erradas, com a exceção do total de mortos, atualizado em novas postagens.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário