Soldados do Afeganistão e do Paquistão voltaram a trocar fogo de morteiros e artilharia pesada perto do Passo Khyber, um dos pontos de cruzamento na fronteira entre os dois países, noticiou a agência Reuters citando como fonte militares paquistaneses.
Oficiais do Exército do Afeganistão declararam que não houve confronto hoje, mas admitiram que houve disparos dos dois lados durante a noite. O embaixador afegão em Islamabade anunciou um cessar-fogo e prometeu medidas para acabar com as hostilidades.
Nos últimos dias, houve várias trocas de tiros no mesmo lugar, o Portão Torkham, com quatro mortes. O Afeganistão acusa o Paquistão de apoiar milícias extremistas muçulmanas como os Talebã, que circulam livremente entre os dois países com o apoio do serviço secreto militar paquistanês.
As escaramuças na fronteira acontecem no momento em que os Talebã lançam sua ofensiva de verão depois de uma trégua durante o rigoroso inverno afegão.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário